Caixa inicia pagamento do abono salarial de 2023 para nascidos em novembro e dezembro

Natália Merssalina Por Natália Merssalina
2 min de leitura

A partir desta segunda-feira (17), a Caixa Econômica Federal dará início ao pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2021 para os trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro. Conforme comunicado divulgado pela instituição, serão destinados R$ 3,6 bilhões a serem pagos neste lote.

Os beneficiários que possuem conta corrente ou poupança na Caixa terão o crédito realizado automaticamente. Aqueles que não possuem conta no banco receberão os valores por meio da Poupança Social Digital. Caso não seja possível abrir uma conta digital, o saque poderá ser efetuado com o Cartão Social.

Para realizar o saque, é necessário que os beneficiários estejam em posse da senha e se dirijam aos terminais de autoatendimento da Caixa, casas lotéricas ou correspondentes do “Caixa Aqui”.

Têm direito ao benefício os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos.


Imagem ilustrativa da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (Foto: reprodução/Caixa Econômica Federal)


O abono salarial, também conhecido como PIS/PASEP, é um benefício social destinado aos trabalhadores de baixa renda no Brasil. Criado com o objetivo de proporcionar um complemento de renda e incentivar a formalização do emprego, o programa é regulamentado pelo governo federal.

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para o cálculo do benefício.

O ano-base é o período utilizado para o cálculo do abono salarial, e o pagamento ocorre no ano subsequente. Por exemplo, se estamos em 2023, o ano-base considerado para o cálculo do abono será 2022.

 

Foto destaque: Caixa Econômica Federal comunica que serão pagos R$ 3.6 bilhões neste lote. Reprodução/Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile