Calor escaldante e incêndios atingem Europa, EUA e Ásia

Magda Costa Por Magda Costa
4 min de leitura

O hemisfério norte foi afetado por uma onda de calor nos últimos dias e o calor ainda prossegue nesta terça-feira (18).

Desde então, autoridades de saúde emitiram alertas sobre o calor extremo nos Estados Unidos, Europa e Ásia, fazendo a recomendação de hidratação constante e prevenções à exposição ao sol.

A Europa é o continente que possui o ritmo de aquecimento mais rápido do mundo, com previsões que podem alcançar 48°C nas ilhas italianas da Sicília e da Sardenha. A região teve um recorde de temperatura em 2021, chegando a registrar 48,8°C, segundo confirmação da Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU.

Em Roma, capital italiana, a temperatura atingiu os 39°C na última segunda-feira (17) e na Espanha chegou a 44,7°C na cidade de Jaén, no sul.

Grécia tem ondas de calor e incêndios

A Grécia também tem sofrido com as ondas de calor, chegando a uma temperatura de 44°C e com incêndios na região de Atenas. Cerca de 1.200 crianças tiveram que fugir de um acampamento de verão que foi ameaçado pelas chamas em Loutraki, 80 km ao oeste da capital.

As localidades de Kouvaras, Anavyssos e Saronida, na região de Atenas, foram abandonadas pelos moradores devido aos incêndios. A floresta de Dervenochoria, a 50 quilômetros do norte de Atenas, teve o incêndio mais violento.


                           

                              Incêndios na Grécia: Autoridades foram obrigadas a emitir ordens de evacuação em algumas áreas. (Reprodução/Valerie Gache/AFP)


Calor na Ásia e chuvas abundantes

Na Ásia, as altas temperaturas são alternadas com chuvas abundantes provocadas pelo acúmulo de água evaporada na atmosfera.

Na região de Xinjiang, oeste da China, a temperatura registrada foi de 52,2°C no domingo. Considera-se uma temperatura recorde para meados de julho.

No Japão 32 dos 47 munícipios japoneses foram alertados para as fortes ondas de calor.

No sul da China, autoridades emitiram alertas à chegada do tufão Talim e cerca de 230 mil pessoas foram retiradas de suas casas por precaução.

A Coréia do Sul enfrenta desastre pela chuva. Até o momento 40  pessoas morreram e 9 estão desaparecidas devido às fortes chuvas no país de acordo as autoridades de Seul.


                         

                         Equipes de resgate durante operação em Cheongju, na Coréia do Sul- (Reprodução/Kim Hong-Ji/Reuters)


Estados Unidos têm altas temperaturas acima dos 43°C

Os serviços metereológicos dos EUA alertaram para uma onda decalor ‘opressiva’ no sul e oeste do país.

No Vale da Morte, situado no estado da Califórnia e considerado um dos lugares mais quentes do mundo a tempertaura atingiu 52°C no último domingo (16) e incêndios atingiram o sul do estado destruindo mais de 3 mil hectares. Moradores tiveram que deixar suas casas.

A cidade de Miami no estado da Flórida alertou para o primeiro dia de calor intenso e no Arizona, a capital Phoenix teve o 18º dia seguido de altas temperaturas acima dos 43°C.

 

Foto destaque: Pessoas se refrescam em fontes na Sicília, na Itália. Reprodução: Giovanni Isolino/AFP

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile