INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Campanha de castração a gatos e cães terá inscrições na próxima semana no DF

No próximo dia 5, no Distrito Federal (DF), serão iniciadas, as inscrições gratuitas para castração de cães e gatos. A campanha será realizada pela primeira vez pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). A inscrição estará aberta para todos os moradores do Distrito Federal.

No dia 5 de junho o cadastro a ser realizado será para gatos; no dia 6, para cachorros. Ao todo, serão distribuídas 1.620 senhas com até duas vagas por cadastro. Os moradores do DF podem se dirigir pessoalmente na Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, que fica situada no SHSN VC 311 Trecho 2.


Cadastro para castração começa dia 5 de junho (Foto: Reprodução: Pixabay) 


No dia 5 de junho, o cadastro ocorrerá entre 8h e 12h para gatos machos. Das 13h às 17h para fêmeas. Já aos cães machos, o cadastro acontecerá no dia 6 de junho, entre 8h e 12h. Às fêmeas, o horário fica das 13h às 17h. O procedimento irá atender ao todo, 480 cadelas, 420 cachorros, 360 gatas e 360 gatos. 

Para a subsecretária de Proteção Animal da Sema, Edilene Dias Cerqueira, “a castração evita o risco de tumores e reduz a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, além de diminuir a agressividade do animal“, diz.  Aos que possuírem gato e cachorro, será necessário comparecer nos dois dias, apresentando documento com foto. As cirurgias serão realizadas na Clínica Animais Hospital Veterinário, em Ceilândia, entre 20 de junho e 18 de agosto.  

O que é a castração animal e para que serve?

A castração é um ato de mutilação sexual em que incapacita o indíviduo de se reproduzir sexualmente, e suprime seu porte de hormônios sexuais (testosterona, no macho, e estrogênio, na fêmea). O processo ocorre nos testículos nos machos (orquiectoma) e nos ovários na castração feminina(ooforectomia). A masculina pode ainda por emas culação ou pode ser química.  Em animais domésticos, cães e gatos, a castração serve para evitar a reprodução, assim como para amansar o comportamento do animal.

A castração é considerada, atualmente, melhor forma de evitar proliferação de animais de rua, como cães e gatos. Quando castrado, o animal doméstico não mais apresenta comportamentos reprodutivos, como por exemplo, miados altos durante o cio, demarcação de território com urina, brigas ou fuga de casa etc. Ou seja, a castração é considera uma forma de garantir segurança ao animal, que se torna mais equilibrado e estável emocionalmente.

Foto Destaque: Cães. Reprodução/Pixabay

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Advertisement