INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Campeão do Festival de Parintins será revelado nesta segunda-feira

O famoso Festival Folclórico de Parintins será encerrado hoje, segunda-feira (27) com a divulgação do grande campeão. A votação acontece nesta tarde, no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, no Amazonas.

Segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, as torcidas dos bois serão recebidas na arena, cada uma do seu lado, com segurança. Os troféus de Campeão, Vice-Campeão, Galera Campeã e Galera Vice-Campeã são de autoria do designer parintinense Fram Canto. Com cerca de 35 quilos, as peças têm 90 centímetros de altura e são de origem de manejo florestal.

A festa é celebrada na ilha de Parintins, localizada a 420 quilômetros de Manaus. A origem da tradição vem da rivalidade quase centenária entre dois grandes grupos – os “bois”, que começaram a encenar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá. A disputa acontece entre o boi Garantido (cor vermelha) e o Caprichoso (cor azul).

Com fantasias, músicas e alegorias, os bois contam a lenda da Mãe Catirina, uma mulher que durante a gravidez teve o desejo de comer língua de boi. Então, seu marido, Pai Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão para satisfazer a mulher. Francisco é ameaçado de morte pelo chefe, mas com a ajuda do Pajé, que ressuscita o boi, consegue escapar. 

Relembre as apresentações


Boi Garantido no Festival de Parintins. (Foto: Reprodução/Michael Dantas/Instagram)


 

Depois de dois anos sem o festival, a noite da última sexta-feira (24) recebeu o boi Garantido, que celebrou a diversidade dos povos indígenas. Assim como trouxe o empoderamento feminino pela primeira vez, com tuxauas mulheres (líderes da aldeia). Já o boi Caprichoso tinha como tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, um manifesto em defesa da preservação da Amazônia.


Voos com drones no Festival de Parintins. (Foto: Reprodução/Secom)


Na noite de sábado (25), o boi Caprichoso foi o primeiro a se apresentar e a identidade cabocla foi ressaltada pelo Touro Negro, uma união entre os caboclos e a floresta. Enquanto o rival encerrou a festividade com o protagonismo negro na região norte e o movimento da Cabanagem na região do Grão-Pará.

 

Foto em destaque: Boi Caprichoso no Festival de Parintins. Reprodução/Secom.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...