Candidato de extrema direita Lorenzo Fontana, é eleito presidente da Câmara dos Deputados da Itália

3 min de leitura

O deputado de extrema direita, Lorenzo Fontana, que é declarado um político pró-Rússia e antigay, foi eleito nesta sexta-feira (14), presidente da Câmara dos Deputados da Itália, um dia após outro político nacionalista colecionador de lembranças fascistas, ser nomeado presidente do Senado. Lorenzo Fontana é fortemente conhecido por suas posições socialmente conservadoras e eurocéticas.

Parlamentar de 42 anos, ele venceu a disputa com 222 votos, de um total de 400, recebendo assim aplausos dos deputados de direita. As votações para os dois cargos aconteceram após as eleições parlamentares de setembro, vencidas na ocasião por uma aliança de partidos conservadores: os Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, a Liga, de Matteo Salvini, e o Força Itália, que é liderado pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Agora, Meloni deve ser nomeada primeira-ministra antes do final do mês, no entanto, a formação do gabinete está sendo dificultada por Berlusconi, que se encontra furioso com a recusa da futura líder em satisfazer os pedidos feitos por ele para cargos importantes.

A decisão de tornar Lorenzo Fontana presidente da Câmara foi uma surpresa, dado que o mesmo é conhecido por ter posições socialmente conservadoras e eurocéticas. Ele fez questão de tecer inúmeros elogios ao presidente russo, Vladimir Putin, que em 2018 já havia o chamando de “uma luz brilhante até para nós no Ocidente”. Fontana também aproveitou o momento para dizer algumas palavras.



Lorenzo Fontana é eleito presidente da Câmara dos Deputados da Itália (Vídeo: Reprodução/Youtube)


“Agradeço a quem me votou e a quem não me votou. Será uma honra dirigir o Parlamento”, disse ele, ainda acrescentando: “Nossa nação é multiforme e com diversas realidades históricas e territoriais que a tornaram grande. A grandeza da Itália é a diversidade.”

O novo presidente eleito da Câmara é uma figura bastante conhecida e controversa em seu país, a Itália. Em certa ocasião, ele chegou a dizer que o casamento gay e a imigração em massa ameaçavam acabar com as tradições da sua nação. Ele também é veemente contra o aborto.

Foto destaque: Lorenzo Fontana em nomeação à presidencia da Câmara dos Deputados da Itália. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile