Carnaval 2022: Gaviões da Fiel ousa e trará Bolsonaro gay para o sambódromo

Maria Júlia Freitas Por Maria Júlia Freitas
3 min de leitura

Na noite do próximo sábado (23) a Escola de Samba Gaviões da Fiel irá desfilar no Sambódromo do Anhembi. A agremiação levará para a avenida uma sátira gay do presidente Jair Bolsonaro (PL). O personagem será representado pelo cabeleireiro Neandro Ferreira. 

O enredo trazido pela Gaviões neste ano tem o tema “Basta!”, onde será trazido para o desfile a desigualdade social que ocorre no mundo inteiro – em destaque, no Brasil. A escola será a segunda a desfilar na segunda noite do carnaval paulistano. 

“Será um Bolsonaro com muita pinta e samba no pé”, diz Neandro. O cabeleireiro conta que o seu personagem virá utilizando a faixa presidencial, e ao seu lado desfilará uma bailarina representando a primeira-dama, Michele Bolsonaro.

Será a estreia de Neandro na passarela do samba, representando o grupo especial de São Paulo. “…Sou muito engajado na causa antifascista e o fato do enredo ser contra o Bolsonaro e pelo fim do machismo na sociedade tem tudo a ver comigo… Chega de Bolsonaro, de machismo e de desigualdade social!”, completa ele. O desfile promete ser impactante e também reflexivo, tendo o intuito de trazer à tona assuntos que não são a realidade de todos, mas é algo presente na vida de grande parte dos brasileiros: o preconceito.


Carro abre-alas Gaviões da Fiel (Foto: Reprodução/baressp)


O enredo irá abordar as desigualdades sociais, cada vez mais estampada em muitos aspectos do cotidiano. A escravidão será um dos assuntos abordados pelo enredo da Gaviões da Fiel, que irá mostrar a discussão do papel dos senhores de engenho, que enriquecem através do trabalho árduo realizados por homens e mulheres. “Alguns insensíveis esbanjam as suas fortunas, enquanto milhares trabalham até a exaustão ou morrem de fome”, diz a Escola de Samba. 

A Gaviões da Fiel é vinculada à maior torcida organizada do time Sport Club Corinthians Paulista. A agremiação possui 4 títulos nos campeonatos do carnaval paulista e, após dois anos sem desfilar, voltam com um enredo marcante, em busca de levar para o Bom Retiro (Sede da Escola) o troféu de primeiro lugar.

 

Foto destaque: Neandro Ferreira. (Reprodução/afogadosonline)

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile