Carnaval 2023: cuidado com os golpistas na hora de curtir a folia

Juliana Pequeno Por Juliana Pequeno
3 min de leitura

O carnaval está chegando e é uma das épocas que o brasileiro mais amam, é um momento de festa e curtição. Mas para quem for curtir a folia também precisa se atentar com os golpistas para a festa não se transformar em tristeza. Com as pessoas alcoolizadas e desatentas os golpistas aproveitam para fazer a festa deles, um dos golpes mais comuns é aquele em que o cliente pede uma bebida, entrega o cartão ao vendedor, digita a senha e, horas depois, percebe que durante a compra o seu cartão foi trocado. Nesses casos o ambulante devolve um cartão muito parecido fazendo com que a pessoa não perceba.

Para evitar esse tipo de golpe nunca entregue seu cartão para alguém inserir na máquina e realizar o pagamento. Faça isso você mesmo, essa fica é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que faz uma série de alertas para crimes financeiros.“É fundamental não deixar as pessoas veem o que você está digitando. Tem gente especializada em memorizar [a senha] rapidamente”. E continua explicando que “o chip é uma tecnologia bastante segura. Então, se o golpista não tiver acesso ao cartão e à senha, ele não vai conseguir transacionar “ segundo o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.


Carnaval de rua. (Foto: Reprodução/Pinterest)


Um outro golpe muito aplicado nesse evento á a alteração do valor , quando o criminoso digita um valor diferente do que deveria ser pago. Antes de inserir a senha é necessário confirmar se o valor está certo, e sempre solicitar o comprovante para confirmação do valor da compra.“Se te falarem que o visor [da máquina] está quebrado ou que não está saindo o comprovante, pode desconfiar. Ele pode passar um valor diferente, que você não consegue saber qual é, e você vai digitar a senha acreditando que está pagando determinado valor, mas será outro”, alerta.

Caso o ambulante solicite que passe o cartão novamente, pois deu algum erro, confirme se realmente não passou o valor, para finalizar agora também temos a opção de pagar no pix, e nesse caso segue a mesma dica, sempre observar o valor ao scanear o QR Code, antes de enviar o valor. Fique atento a esses pequenos detalhes na hora de aproveitar o seu carnaval, para que não se transforme em um momento ruim. E bom carnaval!

 

Foto Destaque: Carnaval de rua. Reprodução/Pinterest

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile