Uma casa no Morro da Cotia, no Complexo do Lins, Rio de Janeiro, desabou na última segunda-feira (01) por volta das 20h, deixando um morto e outras sete pessoas feridas. As causas do acidente ainda não foram apuradas e divulgadas.
Bombeiros dos quartéis de Vila Isabel, Grajaú e de Benfica, na Zona Norte do Rio, foram acionados para resgatar as vítimas decorrente do desabamento. Segundo a corporação, a casa tinha três pavimentos.
No total, havia oito pessoas no imóvel e sete foram resgatadas dos escombros com vida, por volta das 22h30, e uma outra pessoa não sobreviveu. Quatro dos sobreviventes eram crianças.
Segundo o corpo de bombeiros, militares do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), de drones (COVANT) e de cães de busca e resgate do canil da corporação (2ª GSFMA) atuaram durante toda a noite no local para ajudar as vítimas do acidente, totalizando mais de 60 profissionais.
Durante o resgate, o momento de maior emoção foi quando uma menina, ainda criança, foi retirada dos escombros com vida, aparentemente apenas com um corte na testa, recebendo aplausos dos bombeiros e militares, que festejaram sua vida.
Bombeiros trabalhando no resgate das vítimas (Foto: Reprodução)
Sobre os feridos
Duas crianças e uma mulher foram levadas para o Hospital do Andaraí, localizado na Zona Norte do Rio, e têm o quadro de saúde estável. As outras vítimas do desabamento foram encaminhadas para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, e para o Hospital Municipal Souza Aguiar, que fica no Centro da cidade.
Em entrevista ao G1, o secretário de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio, Leandro Monteiro, afirmou no momento do acidente que “estamos no local com bombeiros especializados nesse tipo de desastre e com cães farejadores. Conseguimos retirar cinco vítimas com vida”.
Parte da Estrada Grajaú-Jacarepaguá foi fechada para que os resgastes das vítimas pudessem ser feitos.
Foto destaque: casa após desmoronamento. Reprodução/g1