Caso Trump: FBI investiga relatos de ameaças a juízes do Colorado

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

O FBI e a polícia do Colorado, EUA, se uniram para investigar ameaças realizadas contra Juízes da Suprema Corte estadual após a decisão de remover Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, da votação presidencial do Estado, em 2024. Em um comunicado emitido à CNN, nesta segunda (25), a oficial de relações públicas do FBI, Vikki Migoya, disse “Prosseguiremos com as investigações de qualquer ameaça ou uso de violência cometido por alguém que usa pontos de vista extremistas para justificar as suas ações, independentemente da motivação”.

Caso Trump

As ameaças aconteceram após uma decisão realizada na semana passada, em que o Supremo Tribunal do Colorado decidiu por quatro votos a três que Donald Trump não é um candidato presidencial elegível devido à “proibição insurrecionista” da 14ª Emenda, e por isso não deve aparecer nas urnas do país durante as eleições primárias republicanas agendadas para 5 de março de 2024.

Os nomes dos quatro juízes que votaram a favor da desqualificação de Trump têm aparecido frequentemente em postagens em fóruns extremistas online. As postagens contêm apelos para expor os dados pessoais dos juízes, segundo a análise da conversa online feita por uma organização de pesquisa partidária para agências de aplicação da lei dos EUA.


FBI investiga ameaças contra juízes do Colorado, EUA. (Foto: reprodução/NBC News/David Williams/Bloomberg via Getty Images)


A análise não encontrou ameaças específicas aos juízes, mas afirmou que “continua a existir o risco de violência de um ator solitário ou de pequenos grupos ou de outras atividades ilegais em resposta à decisão”. Em aparente referência aos juízes, um usuário de um site de extrema direita pró-Trump postou: “Todos os ratos vestidos devem ser enforcados”.

O próprio Trump atacou verbalmente alguns adversários no tribunal em um caso separado e acabou proibido de falar sobre testemunhas, bem como sobre promotores, funcionários do tribunal e familiares.

Investigações

As autoridades estaduais e locais responsáveis pela aplicação da lei e grupos de investigação não governamentais, assim como o FBI, estão monitorando os fóruns extremistas em busca de algo que possa ser traduzido como uma ameaça direta aos juízes.

Um porta-voz do Poder Judiciário do Colorado não quis comentar sobre as ameaças, e Gary Cutler, porta-voz da Patrulha Estadual do Colorado, afirmou que qualquer ameaça contra os juízes será tratada pelas autoridades locais.

 

Foto destaque: Juízes do Colorado, EUA, são ameaçados após decisão de remover Trump como canditado elegível. (Reprodução/Ricardo Arduengo/Reuters)

Deixe um comentário

Deixe um comentário