INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Castro, Freixo e Neves disputam a liderança em pesquisa para governador do Rio

Em mais nova pesquisa para o governo do Rio de Janeiro, feita pelo Instituto Gerp e divulgada na segunda feira 22, foram apontados três candidatos a frente da disputa eleitoral. São eles Cláudio Castro (PL), atual governador do Rio, com 26% das intenções de voto, Marcelo Freixo (PSB), atualmente deputado federal, com 16%, e o ex-prefeito de Nitéroi Rodrigo Neves, com 8%. Quando perguntados de forma espontânea, isto é, sem o agente da Gerp sugerir nomes, 71% dos entrevistados afirmaram não saber em quem vão votar para governador.

Entre os candidatos que estão mais distantes na corrida eleitoral, isto é, que não apresentam chances reais de vitória, está Wilson Witzel (PMB) ex-governador do Rio que sofreu impeachment na pandemia por conta de irregularidades na area da saúde, e cujo vice era Cláudio Castro, atual governador. Além de Witzel, são também eles: Cyro Garcia, do PSTU, com 3%; o deputado federal Paulo Ganime (NOVO) e Eduardo Serra (PCB) ambos com 1%, e Juliete Pantoja do UP, e Luiz Eugênio Honorato do PCO não pontuaram na pesquisa.


Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói e terceiro lugar na disputa ao governo. Reprodução/Instagram


O índice de rejeição apresentado na pesquisa mostra que os melhores avaliados pelos eleitores são Rodrigo Neves e Luiz Eugênio Honorato, com rejeição de apenas 6%. O levantamento mostra ainda que 43% dos eleitores do estado do Rio de Janeiro não votariam em Wilson Witzel, 29% rejeitam Marcelo Freixo, 13% negam voto a Cláudio Castro, 9% não votam em Cyro Garcia, 8% rejeitam Eduardo Serra e Juliete Pantoja e 7% não votam em Paulo Gamine.

Quanto ao índice de conhecimento dos políticos, Marcelo Freixo é o que mais pontua, com 79%, por ser uma figura do Rio com longa trajetória na vida política. Já Rodrigo Neves pontua com 57%, sendo o menos conhecido entre os entrevistados; e Cláudio Castro é conhecido por 67% dos eleitores, figurando na posição do meio.

 

Foto Destaque: Candidatos em primeiro e segundo lugar. Reprodução/R7