Celso Amorim faz visita secreta à Paris e Moscou

Davi Barcelos Por Davi Barcelos
3 min de leitura

O atual assessor especial da Presidência da República e ex ministro das Relações Exteriores do governo Lula (PT, Celso Amorim, esteve em uma viagem a Moscou, na Rússia, e em Paris, na França, para tratar sobre a guerra na Ucrânia. 

Celso Amorim chegou em Moscou quarta-feira (29), lá ele se reuniu com aliados e assessores de Vladimir Putin. Na sexta-feira (31), ele foi para Paris, onde se encontrou também com aliados e assessores do presidente francês, Emmanuel Macron. 

Nos dois encontros, Amorim destacou a importância e possibilidade do Brasil ser responsável por levar a paz e o diálogo na guerra entre Ucrânia e Rússia. A passagem por Paris foi pensada, pois a França é um dos maiores aliados de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano. 

Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, pretende visitar o Brasil dia 17 de abril. Na semana anterior, Lula estará na China, encontrando o líder chinês Xi Jinping, e lá ele pretende conversar com o presidente chinês sobre a guerra. 


Celso Amorim encontrou assessores de Macron e Putin em viagem secreta (Foto: Reprodução/abcnews)


Na visita de Lavrov ao Brasil, além de falar sobre o importante papel que o Brasil pode ter para interromper os ataques, também vai ser tratado o uso de moeda local para fortalecer as trocas comerciais entre Rússia e Brasil, pois devido as sanções ocidentais impostas a Rússia fica mais difícil a comercialização de produtos entre os dois países. A Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes agrícolas para o Brasil, ou seja, é fundamental o país continuar vendendo esse produto ao país. 

Celso Amorim foi chefe do Itamaraty nos dois mandatos de Lula (2003 e 2010) e se tornou um dos principais aliados do presidente. Atualmente, ele desenvolve um papel de conselheiro do presidente para assuntos de política externa. Além disso, é um dos grandes responsáveis por ter colocado o Brasil em um bom cenário diplomático no mundo. 

Foto destaque: Celso Amorim faz viagem discreta a Moscou e Paris. Reprodução/valoreconomico

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile