INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Cerca de 2,5 milhões de crianças brasileiras estão fora da creche, segundo FGV

Cerca de 2,5 milhões de crianças brasileiras estão fora da creche, segundo FGV

De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, 2,5 milhões de crianças entre 2 e 3 anos estão fora da creche. Nesse meio tempo, mais de 1,2 mil obras de escolas de pré- escola e creches estão paradas em nosso país.

Os estudos indicam que apenas 30% das crianças nesta faixa etária foram matriculadas no ano passado, considerado pelos pesquisadores FGV  número baixo, perto do ano de 2010 que havia 13% de crianças matriculadas nesta idade.


Levantamento aponta 2,5 milhoes de crianças sem creche

Gráfico aponta ano 2022 aspenas 30% das crianças de até 3 anos estavam matriculados em creches (Foto: reprodução/TV Globo)


Impacto da Pandemia

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) também foi um agravante no processo educacional do país. A educação remota para esta etapa de familiarização com alfabetização, às vezes, não é uma boa opção. No Brasil, a inclusão na creche não é lei, é obrigatório a partir dos quatro anos de idade, esta decisão fica por conta da família.

O estado deve garantir vagas para as famílias que desejarem incluir seus filhos, pois é muito comum a falta de vagas e fila de espera para aguardar a tão esperada vaga. De acordo com os relatos de famílias, quando a alguma vaga é muito longe da residência.

Foram ouvidas quatro mães da Grande São Paulo, na cidade de Itapevi, que moram no mesmo bairro que encontram dificuldades para matricular seus filhos pequenos. A mãe Beatriz Cavalcanti tem quatro filhos e relatou sobre um deles: “A professora falou que ele está muito atrasado, é porque ele nunca teve contato com a escola, ele está aprendendo agora”, comentou  auxiliar de cozinha.

Obras Paralisadas da Educação Infantil 

O Ministério da Educação informou que há mais de três mil obras de creches e escolas paralisadas ou inacadas. Para dar continuidade a elas o Governo, em Maio deste ano, por meio de medida provisória, lançou um projeto foi intitulado “Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica”. É uma parceria entre os governos estaduais e municipais com o Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que é um compromisso do Governo dar continuidade nas obras, e não atrasar o pagamento para os municípios que administram os projetos da educação infantil básica.

 

Foto destaque: Cerca de 2,5 milhões de crianças não tem acesso a creche no Brasil. Reprodução: Agência Brasil

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...