Cerca de 2,5 milhões de crianças brasileiras estão fora da creche, segundo FGV

Grace Brants Por Grace Brants
3 min de leitura

De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, 2,5 milhões de crianças entre 2 e 3 anos estão fora da creche. Nesse meio tempo, mais de 1,2 mil obras de escolas de pré- escola e creches estão paradas em nosso país.

Os estudos indicam que apenas 30% das crianças nesta faixa etária foram matriculadas no ano passado, considerado pelos pesquisadores FGV  número baixo, perto do ano de 2010 que havia 13% de crianças matriculadas nesta idade.


Levantamento aponta 2,5 milhoes de crianças sem creche

Gráfico aponta ano 2022 aspenas 30% das crianças de até 3 anos estavam matriculados em creches (Foto: reprodução/TV Globo)


Impacto da Pandemia

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) também foi um agravante no processo educacional do país. A educação remota para esta etapa de familiarização com alfabetização, às vezes, não é uma boa opção. No Brasil, a inclusão na creche não é lei, é obrigatório a partir dos quatro anos de idade, esta decisão fica por conta da família.

O estado deve garantir vagas para as famílias que desejarem incluir seus filhos, pois é muito comum a falta de vagas e fila de espera para aguardar a tão esperada vaga. De acordo com os relatos de famílias, quando a alguma vaga é muito longe da residência.

Foram ouvidas quatro mães da Grande São Paulo, na cidade de Itapevi, que moram no mesmo bairro que encontram dificuldades para matricular seus filhos pequenos. A mãe Beatriz Cavalcanti tem quatro filhos e relatou sobre um deles: “A professora falou que ele está muito atrasado, é porque ele nunca teve contato com a escola, ele está aprendendo agora”, comentou  auxiliar de cozinha.

Obras Paralisadas da Educação Infantil 

O Ministério da Educação informou que há mais de três mil obras de creches e escolas paralisadas ou inacadas. Para dar continuidade a elas o Governo, em Maio deste ano, por meio de medida provisória, lançou um projeto foi intitulado “Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica”. É uma parceria entre os governos estaduais e municipais com o Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que é um compromisso do Governo dar continuidade nas obras, e não atrasar o pagamento para os municípios que administram os projetos da educação infantil básica.

 

Foto destaque: Cerca de 2,5 milhões de crianças não tem acesso a creche no Brasil. Reprodução: Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile