A Defesa Civil alerta a população de Santa Catarina e Rio Grande do Sul por conta da chegada do Ciclone extratropical nesta quarta-feira (12), aumento de chuvas, frio e fortes ventos deixam a população em estado de atenção. De acordo com o Instituto de Meteorologia (INMET), por conta de uma região de baixa pressão continental, que fica entre Argentina e Paraguai, chega ainda hoje na Região Sul do país. O estado está no alerta laranja, que indica perigo para a região. A Marinha do Brasil também emitiu comunicado de ressaca no litoral.
A meteorologista e coordenadora do INMET, Marcia Seabra, relatou que os ventos no estado podem chegar até 110 Km/h. Os moradores da região por onde terá a passagem do ciclone foram orientados pelos órgãos competentes a realizar cadastro na Defesa Civil no serviço de recebimento de alertas, pois ficarão atualizados sobre possibilidades de desastres e ocorrências ou eventos adversos, recebendo comunicados, recomendações ou medidas para situações de emergência para a parte do população que está em situação de risco. Para realizar o cadastro é necessário mandar SMS com CEP da residência para o número 40199 e as mensagens são enviadas de acordo com as ocorrências mais graves, que possam trazer risco para a comunidade.
Há riscos de estragos em plantações, queda de energia, alagamentos e quedas de árvores. As regiões mais afetadas são: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-Grandense ,Vale do Itajaí, Noroeste Rio-Grandense, Florianópolis, Centro Ocidental-Rio Grandense, Curitiba, Porto Alegre, Sudeste Rio-Grandense, Nordeste Rio-Grandense, Norte Catarinense, Centro Oriental Rio-Grandense, Sudoeste Paranaense e Centro Sul Paranaense.
Região Sul está em estado de alerta laranja por conta de passagem de ciclone/Foto Reprodução: INMET
A Marinha do Brasil reforçou o alerta para o Litoral de São Paulo, pois já que a passagem do ciclone será na região Sul, trará reflexos do fenômeno na região Sudeste. A região que pode ser atingida é cidade de São Sebastião, que já vem sofrendo com fortes chuvas.
Foto destaque: Mapa rota passa passagem ciclone na Região Sul do país. Foto: Reprodução/Metsul Meteorologia