Cheia em lago na Índia deixa 40 pessoas mortas e 100 desaparecidas

Camilla Oliveira Por Camilla Oliveira
3 min de leitura

A cheia do lago glacial localizado na parte nordeste da índia resultou em inundações em regiões montanhosas no Himalaia, que fica próximo as fronteiras do Nepal e China. A enchente vitimou 40 pessoas que residiam na região e ao menos 100 pessoas estão desaparecidas. As autoridades locais informaram na última quinta-feira (05) que as os trabalhos de resgate ainda continuarão.

Os efeitos das torrentes de água

O alagamento ocorreu em decorrência da cheia do lago Lhonak, localizado na parte inferior dos picos nevados que arrodeiam a 3° maior montanha do mundo, a Kangchenjunga.

As águas arrastaram casas e pontes ao se deparar com barragens que já suportavam a cheia de um rio próximo, resultado de monções. O dilúvio causou “grave destruição” segundo comunicado do governo.


Barragem atingida pelas torrentes de água. (Foto: Reprodução/GHZ)


De acordo com o Exército, cerca de quatro distritos foram atingidos pela cheia. As águas afetaram rodovias e derrubaram 14 pontes presentes na região.

Cerca de 8.000 pessoas tiveram de buscar abrigo em acampamentos organizado em escolas e albergues, segundo nota publicada pelo estado de Sikkim.

As enchentes que atingiram a região deixaram ao menos 40 mortos, entre eles, seis são soldados do Exército e 100 pessoas continuam desaparecidas. As autoridades locais afirmaram que as buscas prosseguirão e estabeleceu ajuda médica aos moradores e turistas.

Catástrofes assolam o país

“Observamos que a frequência dos eventos extremos aumenta à medida que o clima continua esquentando e nos arrasta para um território desconhecido”, revelou Miriam Jackson, especialista em análise de superfícies congeladas, em um comunicado publicado do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas (ICIMOD).

Cientistas afirmam que o aumento da temperatura na região resultou em mudanças climáticas severas, o que fortaleceu a frequência de formação de tempestades tropicais e chuvas intensas, favorecendo as cheias. As pesquisas ainda apontam que as superfícies montanhosas sofreram um aquecimento 10 vezes superior quando comparado à superfície terrestre.

Foto destaque: Cheia de lago no nordeste da índia deixa 40 mortos e 100 pessoas desaparecidas. Reprodução/OGLOBO

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile