Chuva de meteoros Táuridas do Sul terá seu ápice neste domingo

3 min de leitura

Uma parte da chuva de meteoros Táuridas do Sul tem previsão de atingir seu pico na noite deste domingo (05), trazendo uma ótima oportunidade para quem gosta de observar fenômenos no céu.

O que são as Táuridas do Sul

As Táuridas do Sul são meteoros originários do Cometa Encke que, de acordo com a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), têm a órbita mais curta de todos os cometas conhecidos no sistema solar. Diferente da maioria das chuvas de meteoro, que apresentam meteoróides com apenas alguns milímetros de comprimento, as Táuridas podem atingir até um metro de comprimento, o que faz com que sejam muito mais visíveis e brilhantes ao entrar em contato com a atmosfera terrestre.

Apesar de maiores, a maioria das rochas não chega na Terra, e as que chegam, já terão se partido em meteoritos e não serão capazes de gerar danos.


Chuva de meteoros Táuridas do Sul terá seu pico este domingo (05). (Reprodução/Canaltech/Phil Hart/Creative Commons) 


O período de órbita do Encke leva cerca de 3,3 anos, e ele foi visto pela última vez em 22 de outubro quando estava em seu periélio, o ponto mais próximo do sol. Mesmo com a recente proximidade, espera-se que a chuva de meteoros tenha taxas menores.

De acordo com a American Meteor Society, os meteoros das Táuridas do Sul poderão ser avistados no céu até o final da chuva, em 8 de dezembro.

Bolas de fogo

Por serem maiores, as Táuridas do Sul normalmente proporcionam “bolas de fogo” no céu, termo para meteoros que parecem brilhar mais do que Vênus. No entanto, é bom ter em mente que a frequência comum desses meteoros é de apenas cinco meteoros por hora.

O pico da chuva está esperado para às 22h47 deste domingo (5), horário de Brasília (20h47 no horário dos EUA). De acordo com Bill Cooke, chefe do Escritório Ambiental de Meteoroides da Nasa, é bom estar preparado para olhar para o céu por um bom tempo.

 

Foto destaque: Conheça os meteoros Táuridas do Sul. Reprodução/Notícias ao Minuto/Reprodução CNet.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile