Diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram vento e chuva forte, nesta segunda-feira (11). Houve ocorrência de quedas de árvores e postos em Porto Alegre. O aeroporto internacional Salgado Filho teve dez voos com atrasos na aterrisagem e cancelamentos de, no mínimo, 16 voos devido à velocidade do vento que chegou a quase 70 km/h.
Empresas de Meteorologia alertam
A população deve estar atenta para mudanças nos próximos dias. Conforme aviso da Climatempo Meteorologia, há riscos de temporais e chuva de grande volume nas regiões Sul, Serra do RS, Norte e Central, sobretudo no período da tarde. Possibilidades de vento com velocidade de até 70km/h nessa localidade. Pela manhã o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) observou vento superior a 80 km/h no município de Tramandaí.
A força do ciclone extratropical
Casas ficaram destelhadas na cidade de Capão do Cipó, na Região Central, onde vento chegou a 100km/h em áreas do interior. O posto de saúde do município também sofreu danos em parte do telhado, motivo de ter sido interrompido atendimento aos moradores. O ginásio municipal da cidade teve parte de sua estrutura destruída e estudantes ficaram sem aulas. A prefeitura informa que a falta de energia elétrica em toda cidade levou ao cancelamento das aulas. Apesar de não ter ninguém desalojado, a Defesa Civil está distribuindo lonas para moradores que tiveram suas casas danificadas.
Temporal deixa rastros no Rio Grande do Sul (Vídeo: reprodução/Youtube/@CNNbrasil)
Até o momento houve registro de falta de energia em seis bairros de Porto Alegre. O vendaval deixou um rastro destruidor com saldo negativo de 46 pessoas, 46 permanecem desaparecidas e 25 mil continuam fora de casa.
Preparação para mau tempo
Um novo ciclone poderá atingir a região que se encontra prejudicada pela chuva. De acordo com a previsão do tempo, são esperadas novas tempestades com possibilidade de atingir o Estado.
Em alerta com a chegada do mau tempo, o governador Eduardo Leite esteve reunido com o secretariado quando trataram de medidas a serem tomadas, como estratégias de recuperação dos municípios e de agilidade para atendimentos às populações atingidas.
De olho no Climatempo: entre os dias terça (12) e quinta (14), a previsão atenta para Lajeado, no Vale do Taquari, que é esperado 50% da média histórica do volume de chuvas para setembro.
Foto Destaque: Aeroporto internacional Salgado Filho. Foto: Reprodução/Instagram/@metsulmeteorologia