A circulação de ventos na América do Sul tem forçado a formação de áreas instáveis sobre as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, e também sobre o Paraguai, criando uma grande concentração de nuvens carregadas.
Para a Região Sul do país, a previsão é de chuva. Em lugares como o litoral norte de Santa Catarina, do Paraná, na grande Curitiba e no Vale do Itajaí, a tendência é um dia nublado com poucas chuvas. Já no oeste de Santa Catarina, centro, oeste, norte e sul do Paraná, as nuvens ficarão carregadas, provocando pancadas de chuvas com raios ao longo do dia.
Na Região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul tem alerta de tempestade que podem chegar acompanhadas de granizo. Algumas pancadas podem acontecer no extremo sul de Goiás, e a região de Cáceres, no Mato Grosso, pode ter chuva forte.
No Sudeste, São Paulo irá receber nuvens carregadas vindas do Mato Grosso do Sul e Paraná. Para grande parte do interior paulista, a previsão é de fortes pancadas de chuva, mas para o leste, na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e no litoral, o dia será nublado, mas com pouca chuva. No sul e região Serrana do estado do Rio de Janeiro, e na zona da mata mineira, o dia fica nublado e com chuviscos.
Para a Região Nordeste, o tempo seco e o sol predominam na maior parte dos estados, como no interior da Bahia, extremo sul do Maranhão, no sertão do Sergipe, Ceará, Alagoas e Pernambuco e centro-sul do Piauí. Para as demais regiões do interior e litoral, há riscos de pancadas de chuva, mas para o Maranhão, as chuvas podem vir acompanhadas de raios.
Por fim, na Região Norte do país, o sol é predominante no extremo sul do Pará, maior parte de Tocantins e no leste de Rondônia. Nas demais áreas, esperam-se pancadas de chuva intercaladas com sol, na maioria com raios.
Foto destaque: Chuvas atingem Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Reprodução/Pixabay