INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Chuvas intensas, ventos e granizo atingem Sul do Brasil, alerta INMET

Chuvas intensas, ventos e granizo atingem Sul do Brasil, alerta INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para os estados do Paraná, Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul, válido até o final desta quinta-feira (11). A previsão é de chuvas intensas, atingindo até 100 milímetros por dia, ventos que podem chegar a 100 km/h e eventual queda de granizo. O alerta destaca o risco de cortes de energia, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Condições meteorológicas

Diante da possibilidade de rajadas de vento, a população é orientada a não se abrigar sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também aconselha desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, se possível, para prevenir danos.


Chuvas intensas, ventos e granizo atingem Sul do Brasil, alerta INMET

Na região Sul, uma recente frente fria está se deslocando ao longo do litoral do Rio Grande do Sul, ampliando as perspectivas de chuvas em toda a área (Foto: Reprodução/CNN BRASIL)


Segundo a Climatempo, uma grande massa de ar quente e úmido sobre o Brasil está gerando nuvens carregadas, provocando temporais em quase todo o país. No Sul, uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul, aumentando as condições para chuva em toda a região. A previsão é de chuvas fortes em todo o país, principalmente a tarde e a noite.

A instabilidade persiste no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, devido à circulação de vento úmido e à chegada de uma nova frente fria. O estado enfrentará um dia com muita nebulosidade, chuva volumosa e rajadas de vento intensas. A Climatempo explica que fatores locais, como a proximidade de grandes corpos d’água, influenciam as condições meteorológicas em Porto Alegre.

Alerta de perigo potencial

O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul, válido das 10h de terça-feira (9) até as 10h de quinta-feira. Chuvas de até 100 milímetros por dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo são esperados. Recomendações incluem evitar abrigar-se sob árvores e estacionar veículos próximos a estruturas elétricas.

Impactos e previsões locais

Os maiores volumes de chuva são previstos em Vista Gaúcha e Vista Alegre, representando 26% e 27% da média mensal esperada. Porto Alegre espera 40mm, equivalente a 28% da expectativa para esta época. As temperaturas variam, com mínima em Pedras Altas, no Sul, de 14ºC, e máxima em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte, atingindo 31ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será entre 22ºC e 27ºC. Em caso de emergência, a população é orientada a contatar a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

 

Foto destaque: alerta do INMET abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul (Reprodução/A CRÍTICA)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...