INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Ciclone extratropical atinge a região sul do país e aumenta os níveis de vento e chuva

Ciclone extratropical atinge a região sul do país e aumenta os níveis de vento e chuva

Um ciclone extratropical está em processo de formação próximo à costa do estado de Santa Catarina nesta quinta-feira (15), as condições de chuva passarão a ficar mais intensas e volumosas em muitas áreas da Região Sul do país. Os níveis podem ser bastante elevados do centro ao norte do estado do Rio Grande do Sul, e também na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.

Quase todo o estado de Santa Catarina sofrerá com fortes e volumosas chuvas, incluindo a capital Florianópolis. No Paraná, a previsão também não é das melhores, com um grande volume de precipitação no norte, sul e leste do estado.

Ainda, existem previsões de temporais na maior parte dessas áreas, além de estarem correndo altos riscos de ocorrências como deslizamentos, enxurradas, alagamentos e inundações, o que deixa a região em alerta.

A formação do ciclone

Um ciclone é formado, inicialmente, devido à movimentação do ar gerada em uma área de baixa pressão atmosférica e durante esta quinta-feira (15), uma acentuada baixa dessa pressão acontece sobre o mar, entre o litoral dos estados de São Paulo e de Santa Catarina, fazendo com que um ciclone extratropical se desenvolva à noite, assim, intensificando a chuva e o vento sobre parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os ciclones extratropicais são comuns na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Eles podem trazer ventania intensa e muita chuva, dependendo da força e da proximidade que ele possui com o continente.

Sua persistência

Durante essa sexta-feira (16), o clima instável passa a ganhar força no centro-norte e no nordeste do Rio Grande do Sul, o risco de chuvas intensas também se mantém. Os acúmulos de chuva podem ser muito elevados na Serra, no litoral norte e na região metropolitana de Porto Alegre.

O estado de Santa Catarina pode sofrer com grandes volumes de chuva durante a sexta-feira no litoral sul e na região serrana. As demais áreas do litoral catarinense permanecem em estado de alerta para os riscos de chuva.

O alerta

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta especial para o aumento do nível das chuvas decorrentes do ciclone.


Ciclone extratropical atinge a região sul do país e aumenta os níveis de vento e chuva

Alerta emitido pela Defesa Civil. Foto: Reprodução/clima tempo.


Veja abaixo o resumo do alerta emitido pela Defesa Civil do estado de Santa Catarina: 


Ciclone extratropical atinge a região sul do país e aumenta os níveis de vento e chuva

Alerta emitido pela Defesa Civil para o ciclone. Foto: Reprodução/clima tempo.


O alerta:

A previsão de volumes maiores de chuva em parte do Rio Grande do Sul deve trazer quedas de barreiras e deslizamentos, além de outros transtornos, nas regiões Nordeste e Leste entre a quinta e a sexta-feira (15 e 16 de junho).

Na quinta-feira (15): chuvas fracas e moderadas em áreas da metade norte do estado do Rio Grande do Sul. Durante a tarde e a noite as instabilidades se intensificam sobre a Serra Gaúcha, Vale do Paranhana e Litoral Norte, trazendo chuvas mais persistentes e com riscos maiores de transtornos associados ao acúmulo dos elevados, que variam entre 50 e 100 mm. A ventania também ganha força durante a noite, ficando entre 40 e 60 km/h, além de deixar o mar agitado em toda a faixa litorânea.

Na sexta-feira (16): durante a madrugada e a manhã, as chuvas seguem de formas ainda mais intensas nessas regiões, mantendo o risco para transtornos associados aos volumes elevados, que podem variar entre 100 e 150 mm em alguns pontos. As rajadas de vento se intensificam ainda mais, variando entre 70 e 90 km/h, podendo, de maneira isolada, chegar aos 100 km/h. O mar permanece agitado no litoral gaúcho e com grandes condições para ressaca, principalmente entre o Litoral Médio e Norte da região.

Foto destaque: imagem de um ciclone emitida pela Nasa. Foto: Reprodução/photografia meteorológica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...