Ciclone extratropical causa danos alarmantes no Rio Grande do Sul

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
3 min de leitura

Nessa quarta-feira (6), Eduardo Leite, o governador do estado do Rio Grande do Sul, fez uma declaração anunciando que a situação no Rio Grande do Sul será decretada como uma calamidade pública. A região vem sofrendo diversos impactos devido ao ciclone extratropical.

De acordo com o governo, mais de 50 mil pessoas foram afetadas de alguma maneira pelo fenômeno, tendo até 31 mortes confirmadas durante a manhã pelas enchentes na região. “Eu vou decretar estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A afetação é muito grande em diversas cidades, em diversas regiões do estado”, foi o posicionamento do governador diante a situação.

Em junho desse ano, o Estado do Rio Grande do Sul declarou que a maior tragédia na cidade teria sido a passagem de um ciclone, com 16 mortes no total. Entretanto, o número de mortalidade divulgado dessa nova passagem do ciclone extratropical supera o infortuno ocorrido há três meses.


Cliclone extratropical em destaque (Foto: Reprodução/ Gazeta do Povo – Climatempo)


Características de um ciclone extratropical

As principais características desse fenômeno são os ventos fortes e tempestades intensas, que podem causar diversas consequências para os moradores da região afetada. Assim, enxurradas, deslizamentos e inundações são fomentados por um ciclone extratropical.

O fenômeno recebe esse nome pois é formado fora das zonas tropicais. Em outras palavras, a energia acumulada é provinda de massas de ar de temperatura fria próximas a uma massa que possua um ar quente. Por outro lado, quando é classificado como tropical, a acumulação de energia está associada a evaporação da água do oceano.

Medidas de seguranças em caso do fenômeno

Apesar de não ser possível evitar um ciclone extratropical, medidas podem ser adotadas para diminuir os efeitos de seus impactos. Dessa forma, uma monitoração do clima, além de uma população consciente do que fazer em caso dessa catástrofe são duas maneiras de evitar que grandes impactos aconteçam.

Entretanto, mesmo que essas medidas sejam acionadas, o fenômeno vem ocorrendo com frequência, gerando uma incerteza de segurança nas regiões afetadas.

Foto Destaque: Alagamento em foco. Reprodução/ BBC 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile