Ciclone extratropical provoca oscilação no clima

Djanira Luz Por Djanira Luz
3 min de leitura

A temperatura começa elevar a partir desta quarta-feira (16), segundo informa o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Apesar do ar gelado no início da semana, o frio está perdendo forças.

O clima começa a esquentar em todo o País e a previsão para São Paulo é máxima de 24ºC nesta terça-feira (15) e de 30ºC no fim de semana.  Na Região Sul 28ºC e 30ºC são as máximas previstas.


Céu encoberto (Foto: reprodução/pixabay.com)


A MetSul Meteorologia prevê para a fronteira oeste e no noroeste do Rio Grande do Sul máximas de 28ºC a 30ºC com a mudança do tempo.

Ciclone faz clima oscilar

Climatempo alerta sobre a umidade relativa, que deve ficar em torno de 30%, a população deve estar atenta à baixa aquosidade, esse percentual requer atenção.


Previsão do clima para o Brasil (Vídeo/Reprodução/@MetsulCom)


A ação do ciclone extratropical faz com que o clima volte a esfriar neste fim de semana. Uma frente fria relacionada a esse fenômeno meteorológico deve romper a massa de ar quente na Região Sul do Brasil, deixando parte do centro-oeste e do sudeste do Brasil com temperaturas agradáveis. Apesar da alta umidade em algumas áreas, é provável que sol predomine e a tardes sigam com calor.

 

Como fica o tempo nos próximos dias

 

Para o Sul, a previsão de tempo seco e sem chuvas logo no início da semana, mas a chegada de uma frente fria entre os dias 18 e 19, com a constância de áreas de instabilidade irá causar volume de chuva, podendo exceder os 30mm entre Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Para o Norte, a quantidade de chuva será maior que 50 mm no sul de Roraima, no noroeste do Amazonas. Já nas demais áreas, o clima segue seco e sem chuvas: Acre, Tocantins, Rondônia e sul do Pará.


Globo terrestre (Foto: reprodução/pixabay.com)


 O Nordeste terá oscilação com neblinas e chuvas passageiras. As demais localidades: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, além do interior da região, a previsão é de clima quente e seco.

Centro-Oeste e Sudeste: a massa de ar seco persiste deixando o tempo estável e sem chuvas, praticamente em toda região. Entre os dias 14 e 15 será marcada por instabilidade entre Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo,  devido ao sistema de baixa pressão, mas a partir do dia 18, o tempo volta a ficar estável, incluindo Rio de Janeiro, com chuvas aglomeradas  inferiores a 50 mm. Na Região Centro-Oeste e norte de Minas Gerais podem ser registrados baixos índices de umidade relativa do ar.

 

 

Foto destaque – Mapa do tempo – Reprodução/metsul.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile