A cidade de Kharkiv, uma das maiores da Ucrânia, perdeu mais da metade de sua população por conta da guerra contra a Rússia. A cidade ficava trocando de “dono”, um hora era dominada pela Rússia e na outra pela Ucrânia, fator que acabou por ocasionar tantas mortes.
Uma das maiores cidades da Ucrânia
Antes a cidade contava com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes mas , perdeu metade de sua população desde o início da invasão russa em fevereiro do ano passado. Atualmente, possui pouco mais de 700 mil pessoas. A notícia foi relatada pelo enviado especial da CNN à Ucrânia, Américo Martins.
Kharkiv, por sua proximidade com a fronteira, é uma cidade altamente visada pelos ataques russos e considerada um ponto estratégico para ambos os lados. De fato, no início da guerra, foi tomada pelas forças russas, no entanto, em setembro de 2022, as forças ucranianas conseguiram recuperar a região. Contudo, mesmo após a retomada, Kharkiv se permanece sob constante tensão, tornando-se uma cidade vulnerável e instável.
A cidade está firmemente protegida pelo exército, com soldados presentes em todos os pontos, inclusive nas ruas e na estação de trem que a liga à capital Kiev e à Polônia, onde um grande contingente de tropas é responsável pela segurança.
Exército ucraniano na guerra(Foto: Reprodução. CNN/Hira Humayun)
A praça principal também é ocupada por soldados, porém, a maioria dos edifícios foi danificada pelas ações da guerra, com muitos deles tendo suas janelas quebradas e cobertas por tapumes de madeira.
A cidade tenta ter uma rotina
Apesar disso, a população tenta manter uma rotina normal, realizando suas atividades diárias, mas a tensão constante é reforçada pelos alarmes que soam em vários momentos do dia, tornando o clima na cidade bastante angustiante.
Uma das razões para o aumento da tensão é o elevado número de ataques aéreos em Kharkiv, que ocorrem com maior frequência do que em Kiev. A capital possui um robusto sistema de equipamentos antiaéreos, apoiado por países da OTAN, o que torna os ataques russos menos eficazes lá.
Devido a essa situação, Moscou tem direcionado seus mísseis e drones com maior frequência para Kharkiv. Nas últimas noites, sete ataques foram relatados pelas autoridades ucranianas, dos quais cinco foram detidos pelas defesas ucranianas. Infelizmente, os dois ataques restantes causaram danos a alguns edifícios e uma pessoa ficou ferida. A situação continua a ser fonte de grande preocupação para a população local.
Foto Destaque: Cidade de Kharkiv, na Ucrânia.(Reproducão/CNN/Katie Polglase)