Na manhã desta terça-feira (31), cinco policiais militares foram presos por suspeita de integração em um grupo de milicianos, durante a Operação Salobro, que cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades Feira de Santana, Santo Estevão e Antônio Cardoso, no interior da Bahia.
Mandados
Oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária foram cumpridos nos municípios baianos, sendo dois deles em unidades policiais.
Em setembro deste ano, um ex-policial militar foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo pelos agentes da Operação Salobro, e junto dele, foram confiscadas 10 armas, 12 celulares, 261 munições de diferentes calibres e R$54 mil.
Itens apreendidos serão encaminhados para órgãos competentes. (Foto: Reprodução/g1/SSP-BA)
As investigações seguem em curso, e agora, os agentes buscam provas que mostrem que os suspeitos usavam a estrutura da Polícia Militar para cometer os crimes. Todo o material apreendido pelos agentes durante as buscas será enviado para os órgãos competentes.
Operação Salobro
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a operação tem como objetivo o cumprimento de mandados contra um grupo suspeito de homicídio e outros crimes cometidos na região. Ainda segundo o MP, os policiais presos fariam parte de um grupo de milicianos, responsável pela morte do rifeiro André Barbosa da Silva, no dia 13 de setembro de 2022.
A Operação Salobro aconteceu nas cidades de Feira de Santana, Santo Estevão e Antônio Cardoso, interior da Bahia. De acordo com a investigação, André Barbosa foi assassinado por policiais na zona rural de Santo Estevão, e a morte teria sido registrada como resultado de um confronto com policiais. Porém, foram encontradas provas de que os policiais invadiram a casa do rifeiro, e furtaram dinheiro e objetos.
A operação foi realizada pelos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Força Correcional Especial Integrada (Force), Corregedoria da Polícia Militar (Correg) e Polícia Federal.
Foto destaque: Cinco PMs foram presos por suspeita de participação em milicia. (Reprodução/g1/Márcia Santana/Ascom-SSPBA.)