Cinco tripulantes foram resgatados depois que um veleiro que participou de uma regata sofreu um acidente na volta de Fernando de Noronha ao Recife, o veleiro Zagaia capotou e ficou emborcado no mar. O barco deixou a ilha de Fernando de Noronha na sexta-feira (29) e tinha previsão de chegar ao Recife no domingo (01).
Participantes da regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), após o acidente em que o barco virou, ficaram em cima da embarcação. Todas as pessoas que estavam nele foram resgatadas com vida.
Apesar do acidente em alto mar, todos os tripulantes estão bem (Foto: Reprodução/Pixabay)
Diferença entre naufrágio e emborcamento
Em informação confirmada pelo capitão do Portos de Pernambuco, Frederico Albuquerque, neste sábado (30), “o Zagaia não naufragou, ele emborcou. O barco está virado, de cabeça para baixo, e os cinco tripulantes foram resgatados. O navio da Marinha está na operação de apoio ao resgate”, declarou. A rapidez no resgate se deu pelo uso de equipamentos de segurança via satélite no momento do acidente.
Em nota, a organização da Refeno disse que os procedimentos de resgate foram efetuados prontamente e todos estão bem, com saúde e em segurança. Com a proximidade do barco Beleza Pura 2, os cinco tripulantes foram resgatados. Em seguida, todos foram para o Verano 2, que é um veleiro maior.
Ainda, segundo os organizadores da Refeno, todas as embarcações passam por uma criteriosa inspeção da Marinha do Brasil para poderem participar da regata com a máxima segurança.
O veleiro e sua tripulação
O veleiro Zagaia era comandado por Eurico Pincovsky e a tripulação conta também com Araí Braga, Paulo Collier, Paulo Hilarião e Paulo Rocha. O veleiro pretendia percorrer uma distância de 300 milhas náuticas, ou cerca de 560 quilômetros, saindo de Fernando de Noronha. A previsão era chegar na capital pernambucana no domingo (01).
Na classe Catamarã C, o barco ficou na 4ª colocação e terminou a Refeno no 46º lugar ao concluir a regata em 41 horas 57 minutos e 18 segundos.
Foto destaque: O veleiro Zagaia, participante da Refeno. Reprodução/Cláudia Prosini/TV Globo