Clarão misterioso que apareceu em capital ucraniana pode ter sido um meteorito

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
3 min de leitura

A Cidade de Kiev levou um susto nessa última quarta-feira quando um clarão misterioso invadiu o céu sob a capital Ucraniana, ocasionando um alerta antiaéreo, porém agora revela-se pela agência espacial do país que o fenômeno pode ter sido um meteorito.

“Não podemos identificar o objeto exatamente. Nossa hipótese é que seja um meteorito, mas não temos dados para determinar sua natureza exata (…) os instrumentos de observação registraram uma forte explosão. Registramos e determinamos onde ocorreu [no céu]” – pedaço do relado de Igor Korniyenko, vice-chefe do centro de controle da agência espacial ucraniana dado nesta quinta (20/04) à AFP.

Sergi Popko, chefe da administração militar de Kiev, descartou a possibilidade que o clarão teria sido um ataque, tanto que o alerta antiaéreo foi logo cortado. O temor claro se deu pelos ataques de mísseis e drones lançados contra a capital pela Rússia desde fevereiro de 2022 com o início da guerra.

“A queda de um objeto aéreo desconhecido causou entusiasmo e preocupação entre os moradores de Kiev” – relatou Popko sobre o fenômeno.

“Não foi um ataque com mísseis, e nossa defesa aérea não usou suas armas” – disse ainda um comunicado da administração militar de Kiev.


Capital Ucraniana de Kiev sob toque de recolher noturno (Foto: Reprodução / CNN)


As forças militares também deixaram um relato que contradiz a teoria de que se tratava de um meteorito, com Popko afirmando que o misterioso clarão fora na verdade um satélite da NASA voltando à Terra, mas esse relato também foi contradito pela própria agência espacial dos EUA negando o fenômeno.

Ainda segundo o chefe da agência espacial Ucraniana, Korniyenko, disse que eles não conseguiram “avaliar o tamanho” do objeto que invadiu a atmosfera causando o misterioso clarão, mas afirma que o mesmo não chegou a atingir o solo.

“De acordo com nossos dados, não atingiu a Terra. Não houve impacto, porque não há dados sísmicos” – disse Korniyenko.

“As redes sociais se divertem com memes sobre discos voadores, (mas) por favor, não use o símbolo oficial da Força Aérea em seus memes!” – disse uma publicação da Força Aérea ucraniana.

A declaração veio em resposta ao fato que o acontecimento gerou comoção nas redes sociais ucranianas, com memes e especulações dizendo que o misterioso clarão era uma nave espacial alienígena.

 

Foto Destaque: Clarão no céu noturno de Kiev (Reprodução / O Globo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile