INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Colômbia: Gustavo Petro é eleito primeiro presidente de esquerda do país

Depois de uma corrida eleitoral muito disputada, o economista Gustavo Petro foi eleito para a presidencia da Colômbia neste domingo (19).

O futuro presidente participou de movimentos guerrilheiros nos anos 1980 e se consolidou como a principal liderança progressista do país nos últimos anos. Essa será a primeira vez na história em que a Colômbia elege uma autoridade de esquerda para a presidência do país. 

De acordo com os dados da contagem rápida do Cartório Nacional Eleitoral, a chapa formada por Petro e Francia Márquez conquistou 50,69% dos votos com 94,57% apurado. Hernández teve 47,05%.

Quem é Gustavo Petro, ex-guerrilheiro e novo presidente da Colômbia

Hoje é dia de festa para o povo. Que ele celebre a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da Pátria. Esta vitória para Deus e para o Povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e praças“, escreveu Petro nas rede sociais após ser eleito presidente.

Enquanto isso, Hernández chegou a admitir a derrota enquanto o presidente Iván Duque, de extrema-direita, ligou para felicitar o presidente eleito.

Petro chegou a ser o candidato mais votado no primeiro turno, com pouco mais de 40% dos votos, mas depois teve que travar uma dura disputa com Hernández. O candidato direitista tentou se pintar como um outsider antissistema, embolando a disputa. 

Com a vitória de Gustavo Petro sendo o principal fruto da jornada de mobilizações que sacudiu o país nos últimos anos. Agora depois de quase vinte anos governada pela extrema-direita pelo uribismo, a Colômbia viverá um novo momento na política, com o primeiro presidente de esquerda de sua história.


Petro no momento da votação na Colômbia. (Foto: Reprodução/Jhon Paz/Xiunha)


Petro falou de um grande acordo nacional para conseguir a paz e os direitos das pessoas. Isso é um sinal de que ele quer um acordo com os grupos guerrilheiros, que ainda não depuseram suas armas.

Petro, em seu discurso, chegou a fazer menções ao passado de conflitos no país. Ele fez menção ao próprio passado “de lutas, de rebeldias contra a injustiça, contra um mundo que não deveria ser, contra a discriminação, contra a desigualdade, quanta gente nos acompanha que desapareceu pelos caminhos da Colômbia, quanta gente morreu, quanta gente está presa hoje, quantos jovens tratados como bandoleiros só porque tinham esperança, só porque tinham amor“.

 

Foto destaque: Presidente eleito da Colômbia Gustavo Preto e vice-presidente Francia Márquez. Reprodução/Daniel Munoz/AFP

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...