A cidade do Rio de Janeiro ficou, por cerca de cinco horas, em estágio de mobilização durante a tarde desta última segunda-feira, dia 27, devido às fortes chuvas no início do verão. O decreto da mobilização ocorreu pela tarde, às 14h20, e a cidade voltou ao estágio de normalidade no início da noite, às 19 horas, conforme diz o Centro de Operações.
Em vários bairros da cidade foram registrados mais de 20 raios durante o período de mau tempo. O SOS raios realizou este levantamento, segundo a Prefeitura. O Instituto Climatempo mostrou que houve um total de 3 mil e 62 raios no Grande Rio.
Nuvens carregadas na Zona Sul do Rio na tarde da última segunda, 27. (Foto: Reprodução/Káthia Mello/g1 Rio)
A chuva foi moderadamente em bairros como Jacarepaguá, Penha, São Cristóvão, Tijuca e Saúde. Em outros bairros, a chuva foi fraca. Conforme mostrou o Alerta Rio, já por volta das 19 horas, os núcleos de chuva deslocavam-se do litoral norte de São Paulo até o litoral sul do Rio de Janeiro, com a previsão de chuva isolada e fraca durante a noite.
Também foi registrado, pelo Alerta Rio, rajada de ventos fortes nas estações do Forte de Copacabana (58 quilômetros por hora), Marambaia (52,2 km/h) e Vila Militar (60,8 km/h).
Após um fim de semana de sol forte, o tempo fechou na tarde desta segunda-feira, 27. (Foto: Reprodução/g1)
Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, na segunda, a temperatura mínima chegou a 19,1 graus Celsius em Jacarepaguá e teve máxima de 31,7 graus Celsius na Vila Militar.
Mudança repentina no tempo
Após um final de semana bem quente em vários pontos da cidade, a segunda-feira começou ensolarada também, mas a mudança de tempo começou a ocorrer no início da tarde. Em uma escala de cinco, o Estágio de Mobilização está no segundo nível, o que significa haver riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
O que a Prefeitura recomenda nos seguintes lugares em caso de raios:
Quando estiver em casa:
- Fique longe das janelas;
- Banhos só quando terminar a chuva;
- Não use o telefone celular durante a chuva.
Quando estiver na rua:
- Afaste-se das árvores e terrenos abertos;
- Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
- Não toque em nada de metal ou elétrico;
- Se estiver dirigindo, permaneça no carro.
Foto destaque: Reprodução/Ari Peixoto/g1