Na última segunda-feira (10), o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo ético contra a campanha publicitária que recriou a imagem da cantora Elis Regina, falecida há 41 anos.
Na nova campanha da Volkswagen, Elis Regina aparece ao lado de sua filha, Maria Rita, dirigindo um modelo antigo da Kombi por meio do uso da Inteligência Artificial (IA), e cantam juntas a música ‘Como Nossos Pais‘, do cantor Belchior.
Propaganda ‘VW Brasil 70: o novo veio de novo’, com Elis Regina e Maria Rita (Vídeo: reprodução/YouTube/Volkswagen)
A decisão do Conar ocorre após o questionamento de consumidores se é ético ou não o uso da Inteligência Artificial (IA) na propaganda e se não há possibilidade de causar confusão entre ficção e realidade para algumas pessoas, principalmente em crianças e adolescentes.
Uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar devem avaliar o caso nas próximas semanas, assim, garante-se o direito de defesa do anunciante e de sua agência e o julgamento é efetuado em média 45 dias após a representação.
“O Conar abriu hoje, 10 de julho, representação ética contra a campanha ‘VW Brasil 70: O novo veio de novo’, de responsabilidade da VW do Brasil e sua agência, AlmapBBDO, motivada por queixa de consumidores”.
As denúncias feitas pelos consumidores tem identidade protegida em obediência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Confira posicionamento da Volkswagen:
A Volkswagen lançou sua nova campanha institucional no momento em que celebra 70 anos no Brasil, a evolução da marca, incluindo seu portfólio renovado, e a chegada de veículos elétricos no País. O objetivo da campanha era criar um momento único, por meio da inteligência artificial, reunindo Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, ícone atual da MPB. A utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora.
A música escolhida, “Como Nossos Pais”, de Belchior, interpretada por Elis Regina, serviu como trilha sonora para esse encontro pela sua representatividade na história brasileira ao simbolizar a necessidade de novos tempos.
A intenção da Volkswagen com a campanha foi destacar a transição das gerações e a renovação da marca, utilizando a Kombi como um símbolo do passado e o modelo ID.Buzz, sua versão 100% elétrica, como uma representação do futuro.
A Volkswagen se orgulha de ser uma marca presente na vida dos brasileiros, com mais de 25 milhões de veículos produzidos no País, e reforça seu compromisso, seguindo sua estratégia mundial, de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas, promovendo inclusive ações como esta, que possibilitou o encontro de mãe e filha, duas estrelas da música que estão presentes nos corações dos brasileiros.
A Volkswagen fez o uso da tecnologia “deepfake”, que mapeia fotos e vídeos para recriar a imagem da cantora. Atualmente, não há regulamentação sobre o uso de Inteligência Artificial em campanhas publicitárias no Brasil.
Foto destaque: Elias Regina é recriada através da IA para propaganda da Volks. Reprodução/Divulgação/Volkswagen/Pipoca Moderna