Comunidades Yanomamis receberam vacinas antes do previsto

Davi Barcelos Por Davi Barcelos
3 min de leitura

O Ministério da Saúde antecipou o início da vacinação contra a Covid-19 em seis comunidades na Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. A vacinação estava prevista para começar no dia 27/02, segunda-feira, mas foi antecipada para o último sábado, dia 25/02. As doses são para proteção contra a Covid-19 e outras doenças. 

No dia 13 de fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, tinha anunciado que estava sendo estudada a possibilidade de antecipar a vacinação nessa região de Território Indígena.

Neste final de semana, o estado de Roraima recebeu cerca de 20 mil imunizantes bivalentes contra a Covid-19 e uma parte deles foram destinados aos Yanomamis para dar início à campanha de vacinação. A aplicação começou na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista, e depois os profissionais de saúde vão ser enviados as aldeias.


  Ministério da Saúde antecipa vacinação em Terra Yanomami (Foto: Reprodução/repórterbrasil)


O povo Yanomami está passando uma crise humanitária grave devido a negligência do poder público, que deixou de atuar naquela região, e principlamente, pela ação do garimpo ilegal. Os garimpeiros espalharam doenças, violência e causaram uma destruição ambiental. 

No dia 20 de janeiro, o Governo Federal convocou uma ação emergencial interministerial na Terra Indígena Yanomami para ajudar no combate a crise humanitária que a região vive. O governo encaminhou profissionais de saúde e homens da Força Nacional para ajudar no combate ao garimpo ilegal e na defesa da região. 

Além disso, o IBAMA forteleceu a defesa de toda a região com bloqueios nos rios e dentro da floresta, além de realizar operações constantes. O Ministério da Justiça estabeleceu que no dia 6 de abril o espaço aéreo de toda a Terra Yanomami será fechado e os garimpeiros tem até essa data para sair da região. 

Mais de 5 mil atendimentos médicos já foram realizados até o momento e 78% das crianças que foram internadas em estado grave de desnutrição já estão em situação moderada. Já a Força Nacional e o Ibama destruíram mais de 100 embarcações e máquinas utilizadas pelos garimpeiros, além de destruir barracas e cabanas onde eles usavam como base. 

Foto destaque: No último sábado o Povo Yanomami começou a ser vacinado contra várias doenças Reprodução/camaradosdeputados

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile