Condições climáticas impactam operação dos trens em São Paulo

Laura Azevedo Borin Por Laura Azevedo Borin
3 min de leitura

São Paulo experimentou dias de calor intenso entre segunda-feira (13) e terça-feira (14), elevando as temperaturas a 37,7ºC, a segunda maior marca da história da cidade. Durante esse período, foi revelado um desafio enfrentado pelos passageiros: trens com ar-condicionado ligado, porém, com janelas abertas, comprometendo a eficiência do sistema. Foi identificado que as linhas 8-diamante e 9-esmeralda, que utiliza trens mais antigos, provenientes da CPTM, circulavam com as janelas abertas, enquanto os mais novos mantinham as janelas fechadas, proporcionando um ambiente mais fresco.

A ViaMobilidade confirmou a existência de problemas nos aparelhos de ar-condicionado dos trens adquiridos da CPTM e assegurou que está tomando medidas para solucionar a questão. A empresa adquiriu válvulas originais para realizar a troca, conforme destacado na nota oficial (ver nota completa abaixo).


Trem lotado da ViaMobilidade lotado. (Foto: reprodução/ Band)


Desafios para os passageiros 

A empresa reforçou a orientação para que os passageiros não abram as escotilhas, mesmo em dias de calor extremo. No entanto, observa-se que em condições de vagões lotados, alguns passageiros acabam abrindo as janelas, comprometendo o funcionamento adequado do ar-condicionado.

Embora o ar-condicionado esteja geralmente ligado nos trens, os modelos mais antigos apresentam ventilação mais fraca em comparação aos mais novos. Em trajetos específicos, como da estação Berrini até Osasco na linha 9, a diferença no conforto térmico era notável entre um trem antigo, com janelas abertas, e um trem novo, com janelas fechadas e ar-condicionado mais eficaz.

ViaMobilidade responde às críticas

Em resposta às preocupações levantadas, a ViaMobilidade informou que assumiu a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em janeiro de 2022. A empresa destacou a conclusão do primeiro ciclo de revisão, limpeza técnica e manutenção corretiva dos aparelhos de ar-condicionado em agosto de 2022. Atualmente, encontra-se em andamento um segundo ciclo de manutenção, com mais de 60% do trabalho já executado.

De acordo com a nota oficial, a ViaMobilidade esclareceu que encomendou 700 peças do modelo original para solucionar os problemas identificados, com previsão de entrega no início de 2024. Essas peças têm a função de regular a temperatura programada para os aparelhos, mantendo-a em 23°C.

Foto destaque: trens da ViaMobilidade (Reprodução/Diário do Transporte)

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