INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Conheça 5 livros para estimular a leitura nas crianças

Durante a pandemia de COVID-19, tivemos um aumento significativo na quantidade de leitores. Com as redes sociais como Tik Tok e Instagram em alta, esse tipo de conteúdo ficou de mais fácil acesso e começou a viralizar. Como resultado, neste ano aconteceu uma das maiores edições da Bienal do Livro de São Paulo, que conseguiu juntar mais de 660 mil visitantes e os seus gastos nas compras de livros foram mais de 40%, se comparados à edição de 2018, também na capital paulista. 

Sabemos que os jovens estão lendo, mas e os pequenos? Que tipo de livro o seu filho poderia ler? Por qual começar? Pensando nisso, essa seleção de obras irá te auxiliar nessa jornada na leitura e da imaginação.

Confira a lista:

1. Leotolda


Livro Leotolda (Foto: Divulgação/Boitempo Editorial)


Tuto, Catalina e Kasper procuram sua querida amiga Leotolda, e nessa fantástica busca descobrem a importância de compartilhar experiências básicas com os outros na vida. Passando por circunstâncias inusitadas em uma era menos tradicional, o trio é auxiliado por dinossauros, sereias, outros personagens especiais e até pelos próprios leitores!

A obra da espanhola Olga de Dios não é apenas um livro, mas um projeto aberto que inspira a criatividade, pois cabe ao leitor decidir como terminam as aventuras de Leotolda e seus amigos. Desta forma, os autores incentivam a intervenção e aconselhamento de crianças pequenas.

2. Era Uma Vez Três


Livro Era Uma Vez Três (Divulgação/Editora Tigrito)


Os Três Porquinhos estão na floresta há anos e decidiram que era hora de uma nova experiência! A conversa continuou, e continuou…até que eles decidiram ir à praia. Os três só pensam no sol, no mar, nos picolés e na areia branca… Mas o lobo mau também está de férias?

A história dos três porquinhos tem um lugar especial no coração dos leitores, que se identificam com os porquinhos e até apoiam o lobo mau! Com esta releitura de Era uma vez, escrita por Monisa Maciel e ilustrada por Rogério Neves, podemos acompanhar os porquinhos em uma aventura inusitada que inspira a imaginação.

O texto rimado e bem-humorado de Monisa Maciel para os jovens leitores nos emocionou e nos fez sentir próximos da história… e das ilustrações? Ficámos fascinados pelas qualidades lúdicas de Rogério Neves em cada cena e pelos personagens feitos com aguarelas e lápis de cor.

3.  Nicolau tinha uma ideia


Livro Nicolau Tinha Uma Ideia (Divulgação/Editora Salamandra)


O que fazemos quando estamos cercados por pessoas com apenas uma ideia fixa? Bem, para Nicholau, não há problema! Porque todos podemos refletir e encontrar diferentes formas de pensar e resolver seus problemas! Livros que estimulam a criatividade nas crianças são importantes porque ela não é apenas uma habilidade usada para fazer arte. Resolver problemas e ter novas ideias também requer muita imaginação, e soluções criativas são cada vez mais valiosas no mundo de hoje.

4. Ancestral do Amanhã


Livro Ancestral do Amanhã (Foto: Divulgação/Catarse)


“Como você vê o seu futuro?”

Das perguntas da pedagoga Amara, muitas aspirações surgiram na aula: escrever, ser astronauta, construir um avião e até ser presidente de um país! Lançado por meio do financiamento coletivo no catarse, esse livro traz a beleza em cada detalhe seu e nos ajuda a conhecer mais sobre o Afrofuturismo, a ideia de construir o futuro no presente “sem esquecer de quem passa por nós”.

5. Foi ele que escreveu a ventania


Livro Foi Ele Que Escreveu a Ventania (Foto: Divulgação/Editora Pulo do Gato)


Um grande respeito pela poesia e pela escrita, essa obra nos traz um personagem que é obcecado pela arte até que finalmente decide escrever seus próprios poemas. E é aí que ele ganha o poder das palavras e tudo que elas podem transformam! Esse é um dos livros para estimular a criatividade das crianças com um assunto sério, tratado demaneira sensível, que vai afetar até os adultos.

 

Foto Destaque: Divulgação/Leiturinha

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...