Conheça Gemini, a nova inteligência artificial criada pelo Google

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
4 min de leitura

Divulgada nesta quarta-feira (6), Gemini é a mais recente ferramenta moldada por intermédio da inteligência artificial da multinacional. Segundo a própria Google, o equipamento foi considerado “o maior e mais capaz modelo de IA” lançado até então. Gemini vem para competir no mercado acirrado da tecnologia avançada contra outras plataformas como o ChatGPT,  criado pela empresa Open Al,  que vem alcançando um público bastante numeroso desde 2022. A seguir, mais detalhes sobre esta nova aquisição.

Gemini faz parte da plataforma de chatboot da Google – sua finalidade

A ferramenta inédita está inclusa no software da multinacional conhecida como Bard. O recurso se assemelha aos conceitos e princípios centrais do ChatGPT, ao se apresentar uma máquina capaz de conversar com o usuário e apontar possíveis resultados para seus questionamentos. Bard foi lançado pela Google em fevereiro deste ano, no entanto, só chegou no Brasil seis meses depois. 

Gemini foi criado para desenvolver multitarefas de maneira ainda mais eficiente. De acordo com dados obtidos durante seu lançamento, a ferramenta consegue combinar variedades de mídia ao mesmo tempo, isto é, textos, imagens, vídeos e áudios. Suas funções vão das mais básicas e rotineiras, como auxiliar um aluno com problemas matemáticos, até a solução de códigos complexos de programação. Além disso, a máquina compreende não só as principais linguagens de programação do mundo, como foi planejada para atender em diversos idiomas, muitas vezes até de forma simultânea.

As três versões da ferramenta


Exemplo do Gemini auxiliando na resolução de um problema matemático (Foto: reprodução/Google/G1)


Para uma melhor divisão e entendimento dos serviços, Gemini estará disponível em três categorias. Sendo elas:

  • Gemini Ultra: apresenta a ferramenta em sua versão mais equipada. No entanto, só será lançada de fato em 2024, uma vez que ainda se encontra em fases de testes. De qualquer forma, está sendo aprimorada principalmente para os profissionais de desenvolvimento de softwares.
  • Gemini Pro: já disponível no Bard, vem para facilitar o desdobramento das multitarefas. Esta variação do equipamento possui uma gama de funções e clientes.
  • Gemini Nano: criado para rodar nos aparelhos móveis, mesmo sem está conectado à algum sinal de internet.

O nível de segurança do novo equipamento  

Com o mercado da inteligência artificial crescendo cosntatemente, se torna cada vez mais necessário um sistema de certificação ou segurança para os aplicativos desenvolvidos. O próprio ChatGPT já foi alvo de muitas críticas e dúvidas a respeito de sua funcionalidade e qualidade da informação. Vale lembrar estas ferramentas são estudadas e treinadas por meio de dados do próprio mundo cibernético e que sofrem mudanças a todo momento.

Mesmo sendo sujeita a probabilidades e resultados incorretos, a Google afirma que o trabalho de desenvolvimento da Gemini foi e continua sendo realizado “com ousadia e responsabilidade”.  A ferramenta passou por testes de segurança eficazes a fim de eliminar riscos como a proliferação de resultados que contenha algum tipo de preconceito ou a criação de estereótipos acerca de um determinado tema. Com isso, um dos objetivos da Google está em justamente lançar uma tecnologia que auxilie a sociedade e não reforce ou cause nenhum tipo de prejuízo para o seu usuário.

Foto Destaque: Layout da nova ferramenta de inteligência artificial lançada pela Google (Reprodução/Google/TechTudo) 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile