Conselho Indígena de Roraima denuncia adoção ilegal de crianças yanomamis

Yngrid Horrana Por Yngrid Horrana
2 min de leitura

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) divulgou sobre o silenciamento de órgãos públicos diante de denúncias sobre a adoção ilegal de crianças Yanomami no estado. O Conselho enviou documentos para o Ministério Público, Funai, Governo Estadual, Vara da Infância, secretarias de Saúde e do Trabalho e outros órgãos.

As denúncias também foram realizadas para a Vara da Infância, hospitais e abrigos infantis de Roraima e para o Conselho Tutelar também. As autoridades, no entanto, não se posicionaram diante das alegações. De acordo com o CIR, as queixas seguem sem nenhuma manifestação das autoridades locais.

O Conselho afirma que as crianças vítimas de desnutrição enviadas para a capital Boa Vista (RR), com a finalidade de receberem tratamento de saúde, não retornam para as aldeias. A comunidade alega que essas crianças Yanomami são adotadas sem nenhum documento regularizado ou qualquer outro tipo de permissão. Apontam a situação como “sequestro”.


Crianças indígenas sendo atendidas por agentes de saúde. (Foto: Reprodução/EBC)


As informações são do Portal G1, que obteve essas informações através de uma fonte desconhecida. “Chegou a nosso conhecimento que crianças indígenas Yanomami que vêm às cidades em fluxos pendulares estão sendo encaminhadas para adoção e seus pais destituídos do poder familiar”, afirmou o Conselho Indígena.

O CIR busca respostas e dados que assegurem a quantidade de crianças que foram enviadas para a capital, quantas crianças foram levadas na ausência de responsáveis e quantas delas já passaram pelo atendimento médico. A organização exige, também, informações sobre o porquê de crianças indígenas serem separadas de seus pais.

“Vimos, ainda, solicitar informações sobre projetos, medidas e ações tomadas por este órgão para atendimento às crianças indígenas Yanomami separadas ou desacompanhadas, e sobre quais são os procedimentos adotados quando se constata criança indígena Yanomami em situação de vulnerabilidade”, disse o órgão no documento de denúncia.

 

Foto Destaque: CIR denuncia adoção ilegal. Reprodução/EBC.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile