INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Corais brasileiros sofrem grande ameaça

Embora muitos não saibam, os corais que ocupam o fundo do mar não são apenas uma espécie bonita de “vegetação” marinha. Os corais, na verdade, são formados por um conjunto de pólipos, animais cnidários importantes para todo o ecossistema subaquático. E apesar de ocuparem menos de 1% de toda a região do oceano, eles se subdividem em cerca de 2 milhões de espécies diferentes, e são usados como abrigo para em torno de 25% da diversidade oceânica do mundo, além de serem utilizados para proteção por milhares de crustáceos, moluscos e algas.

Por isso, os recifes de corais são considerados o hábitat que possui maior diversidade, importância e quantidade de espécies marinhas. Consequentemente, sua destruição em massa significaria também a extinção de muitos animais distintos. Ademais, no Brasil estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas dependem dos corais e dos recursos advindos deles para manterem suas fontes de renda, tanto pescadores quanto trabalhadores da indústria do turismo.

Um problema que ameaça a existência dos corais atualmente é o El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que sempre ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem a duração média de um ano a um ano e meio, geralmente tendo início no final do ano.

 


el niño

Alta na temperatura dos oceanos devido ao El Niño (Foto/Reprodução/William Patzert/Divulgação)


 

Embora os corais brasileiros sejam considerados muito resistentes às variações de temperatura se comparados aos de outros países, em 2019, pela primeira vez, pesquisadores notaram a morte em grande escala de diversos corais em águas nacionais.

Houve uma recuperação muito pequena. Em 2019 tivemos um fenômeno regional, no Atlântico Sul. Este ano e no próximo, teremos um evento global, um verão de El Niño e ele vai bater com dureza”, relatou Miguel Mies, que trabalha em um estudo sobre os corais e a vida marinha, em entrevista para “O Extra”.

Ainda que El Niño seja um fenômeno recorrente, especialistas apontam que, somado as mudanças climáticas e a desenfreada poluição dos oceanos, ele vem se tornando pior com o passar dos anos.

 

Foto Destaque: corais sofrem grande ameaça. Foto: Reprodução/Jornal da Usp

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...