Coreia do Norte anuncia testes de armas estratégicas

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Entre os dias 4 e 7 de abril, a Coreia do Norte realizou um teste subaquático do seu sistema de armas estratégicas, de acordo com informação dada pela KCNA (Agência Central de Notícias da Coreia) nesta sexta-feira (sábado, em horário local).

“O teste provou perfeitamente a confiabilidade do sistema de armas estratégicas subaquáticas e sua capacidade de ataque fatal”, disse a agência.

O teste ocorreu algumas semanas depois do país anunciar a criação de uma arma subaquática não tripulada, com capacidades nucleares capazes de criar um tsunami radioativo em “super escala”, o “Haeil”.

 O drone “Haeil-2”, de acordo com a agência, percorreu 1.000 km no Mar do Leste da Coreia por 71 horas e 6 minutos, e atingiu a área alvo na costa de uma província de Hamgyeong do Sul na tarde de 6ª feira (7), sendo detonado “com precisão” debaixo da água.


Coreia do Norte testa armas subaquáticas. (Reprodução/CNN Brasil)


Este sistema de armas estratégicas é essencial para dissuadir as várias ações militares do inimigo em evolução, eliminando ameaças e defendendo a República Popular Democrática da Coreia, e se tornará o potencial militar superior de nossas forças armadas”, afirmou a KCNA.

O drone Haeil começou a ser desenvolvido em 2012 pelo instituto de pesquisa científica em defesa da Coreia do Norte. O alvo do sistema de drones são zonas submersas com o objetivo de provocar um “tsunami radioativo […] por meio de explosão subaquática” para destruir “grupos adversários e os seus principais portos operacionais”. 

A Coreia do Norte aumentou suas atividades nucleares nas últimas semanas em uma demonstração de força contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, após os dois países realizarem exercícios militares juntos. A KCNA declarou também que os “exercícios de guerra intencionais, persistentes e provocativos” dos Estados Unidos e Coreia do Sul levaram a situação militar e política da Coreia do Norte a um “ponto irreversivelmente perigoso”.

No dia 2 de março de 2023, os exércitos sul-coreano e norte-americano anunciaram que realizariam exercícios militares conjuntos durante 11 dias, que começaram no dia 13 de março de 2023. Em 17 de fevereiro de 2023, o governo norte-coreano ameaçou os Estados Unidos e a Coreia do Sul caso os países continuassem a realizar exercícios militares conjuntos.  Em um comunicado divulgado pela KCNA, o ministério de Relações Exteriores norte-coreano afirmou que tomaria ações “sem precedentes” contra as duas nações: “Caso os EUA e a Coreia do Sul ponham em prática o seu já anunciado plano de exercícios militares que a Coreia Norte, com justa apreensão e razão, considera como preparativos para uma guerra de agressão, enfrentarão reações fortes e persistentes sem precedentes”. 

Foto destaque: Coreia do Norte anuncia testes com armas subaquáticas. Reprodução/Isto é dinheiro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile