O líder militar ditador sul-coreano, Kim Jong Un, realizou teste de míssil balístico não identificado no Mar do Japão na noite deste sábado (manhã de domingo no horário local). Segundo os sul-coreanos, o lançamento foi pouco depois de um porta-aviões estadunidense chegar ao local para manobras, ainda em meio a relatos de que Pyongyang se prepara para lançar um míssil balístico de um submarino.
O Estado-Maior do Conjunto de Seul foi direto, sem detalhes: “A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado”.
A guarda costeira do Japão pediu aos navios da área que ‘permaneçam vigilante’, após confirmar o possível lançamento do míssil, citando informações do Ministério da Defesa de Tóquio.
“Navios, por favor, estejam atentos a novas informações e se virem objetos estranhos, por favor, não se aproximem deles e informem a guarda costeira.”
Kim Jong Un. Foto: Reprodução/Pixabay
De acordo com a televisão pública japonesa, o objeto parece ter caído fora da zona de exclusão econômica do Japão. Um dia antes, na sexta, o porta-aviões USS Ronald Reagan junto dos navios de seu grupo de ataque atracaram em Busan, como um esforço de Seul para intensificar a aliança militar com Washington.
O objetivo do USS Reagan na costa leste de Seul é fazer exercícios conjuntos defensivos durante o mês, visto que os dois países possuem aliança militar histórica, porém Pyongyang os considera como ensaio para uma invasão.
Há meses que as autoridades norte-americanas e sul-coreanas alertam para um teste nuclear de Kim Jong Um, líder norte-coreano. Em maio, o norte disparou um míssil balístico de curto alcance de Sinpo, maior estaleiro naval da Coreia do Norte.
Desde 2006, o regime realizou seis teste nucleares. O maior deles foi em 2017, segundo Pyongyang, uma bomba de hidrogênio foi lançada, com estimativa de potência de 250 quilotons.
Foto de Destaque: Kim Jong-un. Reprodução/ Instagram Kim Jong Un ve Yeğenleri