Coreia do Norte lança dois mísseis após submarino dos EUA ser avistado

Henrique Santos Por Henrique Santos
3 min de leitura

Na última segunda-feira (24), a Coreia do Norte disparou mísseis balísticos em direção ao mar Amarelo (chamado de mar do Oeste pelas duas Coreias), após um submarino nuclear norte-americano ter sido avistado na região.

Os serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão analisando os lançamentos dos mísseis e foi concluído que os mísseis foram disparados por volta das 16h no horário local de Seul (21h no horário de Brasília).


Recentemente, o país havia lançado mísseis em direção ao Japão. (Foto: reprodução/R7)


Comunicado dos EUA sobre os mísseis

Os Estados Unidos disseram que estão consultando de perto seus aliados sobre os lançamentos de mísseis norte-coreanos, que descreveram como sendo desestabilizadores. Em um comunicado na segunda-feira (24), os militares dos EUA acrescentaram que os lançamentos não representam uma ameaça imediata ao pessoal e território dos EUA ou aos aliados.

Sul-coreanos e americanos adotam medidas para aumentar sua prontidão militar contra o programa de armas da Coreia do Norte.

Tensão entre as duas Coreias

A península coreana foi dividida após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia, com isso, a Coreia do Norte se tornou um governo comunista aderindo a uma ditadura stalinista. O país tem investido em bombas e mísseis para impedir que outros países destruam a nação. Vale a menção de que a Coreia do Norte se mantêm isolada do restante do mundo.

Antes do fim da Segunda Guerra Mundial, o território coreano era dominado pelo Japão, após a derrota japonesa em 1945, a União Soviética ocupou a metade da península coreana, ao norte, enquanto os Estados Unidos ficaram com a metade sul. A sociedade naquela ocasião estava dividida sobre qual seria o sistema politico vigente, o que acabou resultando na divisão entre as duas nações, a Coreia do Norte tem o sistema de governo comunista, enquanto o sistema de governo na Coreia do Sul se aliou aos Estados Unidos conservando a ideologia capitalista.

 

Foto Destaque: tensão entre Coreia do Norte e EUA. Reprodução/CNN

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile