INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Coreia do Norte lança míssil balístico no mar perto do Japão

Um míssil balístico intercontinental (ICBM) foi lançado pela Coreia do Norte nesta sexta-feira (18). Em apenas dois dias, esse foi o segundo teste de mísseis do regime de Kim Jong Un. A ação foi claramente condenada pelos Estados Unidos e seus aliados como uma “violação descarada” das resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU). 

De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS), o míssil foi lançado por volta das 10h15 do horário local, da área de Sunan, na capital da Coreia do Norte, Pyongyang, e fez um voo de cerca de 1.000 quilômetros para leste. 

É provável que ele tenha caído na zona econômica exclusiva do Japão (EEZ), que fica cerca de 210 quilômetros a oeste da ilha japonesa Oshima Oshima, afirmou a Guarda Costeira do Japão e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. O ICBM não voou sobre o Japão. 

“A Coreia do Norte continua realizando ações de provocação com uma frequência nunca antes vista. Quero reafirmar que não podemos aceitar tais ações”, disse o primeiro-ministro a repórteres na sexta-feira, enquanto participava da reunião de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Bangcoc, Tailândia.

Ainda segundo Kishida, o Japão vai continuar buscando e analisando informações e atualizando o povo, e, até o momento, não há registros de danos em navios no mar. 

De acordo com o JCS, o míssil chegou a uma altitude de cerca de 6.100 quilômetros em velocidade Mach 22, ou seja, 22 vezes a velocidade do som. Os detalhes do lançamento norte-coreano estão sendo analisados pelas autoridades de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. 

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, participou de uma reunião fora da cúpula da APEC onde, junto com os líderes do Japão, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, condenou o lançamento. 

“Pedi a esse grupo de aliados e parceiros para se juntarem a nós para condenar o lançamento de mísseis balísticos de longo alcance da Coreia do Norte. Também pedi a eles que se juntassem para que nós, como aliados e parceiros, possamos conversar sobre os próximos passos. A conduta mais recente da Coreia do Norte constitui uma violação descarada das múltiplas resoluções de Segurança da ONU. Desestabiliza a segurança na região e aumenta as tensões desnecessariamente”, afirmou Kamala Harris.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Today in Bangkok, I convened leaders from Japan, Republic of Korea, Australia, New Zealand, and Canada to condemn the DPRK’s ballistic missile launch and consult on next steps. I reaffirmed our ironclad commitment to our Indo-Pacific alliances. <a href=”https://t.co/T5agtriAJe”>pic.twitter.com/T5agtriAJe</a></p>&mdash; Vice President Kamala Harris (@VP) <a href=”https://twitter.com/VP/status/1593574849036914689?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


“Hoje, em Bangkok, convoquei líderes do Japão, República da Coreia, Austrália, Nova Zelândia e Canadá para condenar o lançamento do míssil balístico da RPDC e consultar os próximos passos. Reafirmei nosso firme compromisso com nossas alianças indo-pacíficas”, escreveu a vice-presidente em sua rede social. 

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, disse que o seu governo vai fortalecer a aliança com os EUA e irá reforçar a sua defesa e cooperação sobre segurança com o Japão e os Estados Unidos. Ele também deu uma ordem para executar ativamente as  medidas reforçadas de dissuasão estendida contra a Coreia do Norte. 

“O governo não vai tolerar as provocações da Coreia do Norte. Temos capacidade de resposta esmagadora e vontade de reagir imediatamente a qualquer provocação norte-coreana, então a Coreia do Norte não deve cometer um erro de julgamento”, comunicou o gabinete. 

A Coreia do Norte não ganha nada fazendo provocações contínuas, continuou a declaração, e alertou que sanções serão reforçadas contra o país, e resultará em um maior isolamento internacional.

Foto destaque. Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Reprodução/The Japan Times

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 12 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...