Coreia do Norte lança míssil intercontinental que sobrevoa o Japão

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Nessa terça feira (04) as 7:29 da manhã no Japão, o governo japonês emitiu um alerta sonoro pelas ruas: “A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, evacuem para edifícios ou abrigos subterrâneos“, segundo a emissora nacional japonesa NHK, o alerta permaneceu em vigor em duas regiões ao norte do país.

O governo do Japão e as autoridades da Coreia do Sul confirmaram que o míssil passou por cima do território japonês; em publicação no Twitter os japoneses declararam que possivelmente se tratava de um míssil intercontinental, mas que as 7:29 ele caiu no Oceano Pacífico, a 3.000 km de distância da costa japonesa.

Autoridades japonesas condenaram o teste balístico realizado pelo líder norte-coreano Kim Jong-un: “as repetidas ações norte-coreanas são um sério desafio para a paz internacional”, falou Hirokazu Matsuno, secretário-chefe do gabinete do governo japonês.

O ministro da Defesa Yasukazu Hamada, também deu declarações em uma coletiva de imprensa condenando o ataque e posicionando o Japão, “À luz desta situação, continuaremos a examinar todas as opções — incluindo as chamadas ‘capacidades de contra-ataque’ e não descartaremos nada, pois continuamos a trabalhar para fortalecer fundamentalmente nossas habilidades de defesa”, finalizou ele.


Ministro da Defesa Yasukazu Hamada fala em entrevista coletiva no Ministério da Defesa em Tóquio, 10 de agosto (Reprodução/Quiodo)


O governo de Pyongyang é conhecido mundialmente por utilizar seus misseis como manobra geopolítica sobre a região. O lançamento desta terça faz parte de uma série de misseis balísticos disparados pelo líder norte-coreano, na semana passada os testes foram realizados após o Ulchi Freedom Shield, o maior exercício militar em conjunto dos Estados Unidos e Coreia do Sul realizado nos últimos 5 anos.

No sábado de manhã (1), o disparo de um teste de míssil não identificado foi registrado, a Coreia do Norte lançou o projetil em direção a sua própria costa leste. Disparos também foram relatados quando Kamala Harris, vice-presidente americana, visitou Seul, capital sul-coreana. A guarda costeira japonesa alertou que foram observados dois testes de misseis recentemente, e possivelmente são de responsabilidade norte-coreana.

A expectativa da inteligência americana e sul-coreana é que em breve Kim realize outro teste com suas armas nucleares, a data propicia é segundo eles após 16 de outubro, quando acontecerá o próximo congresso do Partido Comunista na China.

Foto destaque: Kim Jong-un em 2017 observando o lançamento teste de misseis. Reprodução/Wikicommons

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile