A think tank 39 North, um website dedicado a coleta de dados sobre a Coreia do Norte, sediado nos Estados Unidos, informou nesta quinta-feira, que a Coreia do Norte pode estar lançando um novo submarino capaz de disparar mísseis. A informação foi analizada través do acesso de imagens comerciais de satélite.
Foto: Reprodução/Reuters
Um estaleiro na costa leste do país, observou no dia 18 de setembro haviam seis barcas e embarcações ao redor do cais da construção. No relatório da 39 North, a presença dessa quantidade de navios neste local não havia sido observada antes, e que essa movimentação pode indicar possíveis preparativos para um novo lançamento.
Este cenário, no entanto, não é novo. Em 2016, houveram sinais de que a Coreia do Norte estava construindo um novo submarino. Esse episódio se repetiu mais uma vez três anos depois, em 2019, em que a própria mídia estatal norte-coreana falou que o líder supremo Kim Jong-un analisou um submarino, até então não conhecido pelo ocidente, com muita atenção. Na época, não havia o conhecimento de que esses submarinos podiam lançar mísseis, apenas que eles poderiam ter sido construídos para carregá-los. Especialistas acreditam que o novo submarino pode ter a capacidade de carregar e lançar três mísseis.
Neste ano a Coreia do Norte tem intensificado os teste de mísseis balísticos e obervadores acreditam que o país pode voltar a fazer testes nucleares pela primeira vez desde 2017. Alguns analistas acreditam que ese fenômeno tem acontecido por conta da entrada do novo presidente da Coreia do Sul, que tomou o poder este ano, e mostrou que terá uma política mais linha dura em relação ao país vizinho. Com isso, é esperado uma maior tensão entre os dois países.
Foto em destaque: The Korea Herald