Os militares da Coreia do Sul encontraram sinais de que a Coreia do Norte poderia estar se preparando para testar um míssil balístico lançado por submarino, segundo disse a agência de notícias Yonhap neste sábado (24), isso aconteceu dias antes de uma visita da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris.
Os militares detectaram preparativos esta semana em Sinpo, província de Hamgyong do Sul, Coreia do Norte, informou a Yonhap, citando uma fonte militar sul-coreana não identificada. Isso está de acordo com o relatório de um think tank sediado nos EUA esta semana, que citou imagens comerciais de satélite.
A informação é que o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol está sabendo dos sinais que mostram provocações norte-coreanas, incluindo SLBMs, segundo o gabinete presidencial em comunicado neste sábado (24). A vice-presidente dos EUA, Harris, deve ir visisitar na próxima semana a região e se reunir com líderes do Japão e da Coreia do Sul.
Segundo um alto funcionário do governo dos EUA, falou em um briefing na sexta-feira (23) disse que um teste nuclear ou outras provocações seriam possíveis durante a viagem de Harris à região, porém eles não tinham previsões ou anúncios a fazer para aquele momento.
Nesta sexta-feira (23), um porta-aviões dos EUA chegou à Coreia do Sul pela primeira vez em cerca de quatro anos, juntando-se a outros navios militares para participar de exercícios conjuntos com as forças sul-coreanas.
A Coreia do Norte denunciou os desdobramentos militares e exercícios conjuntos anteriores dos EUA como ensaios para a guerra e evidência de políticas hostis de Washington e Seul no país.
Novo míssil lançado por submarino da Coreia do Norte, em foto divulgada nesta quarta-feira (20).
Foto Destaque: Reprodução/AFP PHOTO/KCNA VIA KNS