Coreia do Norte realiza teste de mísseis na véspera da reunião

Gabriel Alvarado Souza Por Gabriel Alvarado Souza
2 min de leitura

De acordo com informações das autoridades da Coreia do Sul e do Japão, na manhã dessa quarta-feira (13), (no horário de Brasília – noite do dia 12), a Coreia do Norte lançou dois mísseus balísticos, classificados como de curto alcance, que percorreram aproximadamente 650 km antes de cair no mar, fora da zona econômica exclusiva do Japão.

 

Lançamento ocorreu antes do encontro entre os líderes

Curiosamente, esse lançamento ocorreu momentos antes de um encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente russo, Vladimir Putin. De acordo com informações, o encontro tem a internção de discutir questões armamentistas em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

 

Ainda não há nada confirmado

Embora não haja confirmação oficial, fontes do governo dos Estados Unidos sugerem que Rússia e a Coreia do Norte estão planejando aprofundar sua cooperação militar. Há também a suspeita de que Putin busca obter armamento da Coreia do Norte para possivelmente utilizar na guerra em curso contra a Ucrânia.


Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, deve se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin (Foto: AFP Reprodução/O Globo)


No final de agosto, Kim Jong-un liderou um simulacro de ataque nuclear contra a Coreia do Sul, justificando-o como preparação para um possível conflito com seus vizinhos sul-coreanos. Esta escalada de tensão na região tem gerado preocupações e desafios significativos para a estabilidade geopolítica global.

Esses recentes testes de mísseis pela Coreia do Norte são parte de uma série de ações provocativas nas últimas semanas. No últimos dias, os Estados Unidos mantiveram maior contato com a Coreia do Sul, no caso de guerra entre as Coreias. Entende-se que os EUA apoiariam o país do Sul.

 

Foto Destaque: Míssil balístico intercontinental Hwasong-18 é lançado de um local não revelado na Coreia do Norte. Reprodução TPX IMAGES OF THE DAY/File Photo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile