Coreia do Sul acusa lançamento de projétil não identificado feito pela Coreia do Norte

Gustavo Dantas Por Gustavo Dantas
3 min de leitura

Neste Domingo (noite de Sábado, 29, no Brasil), O exército da Coreia do Sul alertou que os vizinhos Norte Coreanos dispararam um “projétil não identificado” no mar do Leste. Este evento se trata do sétimo ensaio militar da Coreia do Norte, que superou o número de testes em um mês desde o ano de 2019, após as negociações de Kim Jong Un e Donald Trump (Presidente Americano na época) fracassarem.

O estado-maior conjunto sul-coreano lançou um comunicado informando o lançamento do projétil feito pelos vizinhos norte-coreanos. Após esta informação, o serviço da guarda costeira do Japão também alertou sobre um possível “míssil balístico” vindo da Coreia do Norte.


Os Norte-coreanos quebraram o recorde de testes de armas militares, este é o sétimo em apenas um mês, superando os testes de 2019. (Foto: KCNA via Reuters)


Em 2019, o líder norte Coreano Kim Jong Un se reuniu com Donald Trump para negociações, porém, os líderes divergiram em diversas questões e acabaram sem acordo. Desde então, as negociações entre Pyongyang e Washington com os Estados Unidos “congelaram” e, como consequência, os norte coreanos viveram uma crise econômica devido às sanções internacionais e a um bloqueio autoimposto ao exterior.

Em discurso realizado em dezembro de 2021, Kin Jong Un focou na modernização de seu arsenal bélico e em janeiro os testes com armas nucleares e mísseis continentais retornaram (testes esses que estavam suspensos desde 2017.) Nesta semana, a cidade de Pyongyang realizou mais dois testes com projéteis, que se juntam aos outros quatro testes feitos só neste mês (dentre todos, um foi realizado com mísseis hipersônicos, realizados entre os dias 5 e 11 de janeiro.)

Apesar do Arsenal poderoso e tecnológico, especialistas afirmam que o regime norte-coreano tenta promover uma propaganda positiva para sua população, já que, segundo relatos, o país estaria passando por uma grande inflação e a população estaria enfrentando fome. Apesar da situação, os líderes do país se preparam para comemorar duas datas: Os 80 anos do nascimento do pai de Kim Jong Un, o falecido Kim Jong II, e também para comemorar o aniversário de 110 anos do nascimento de seu fundador: Kim II Sung, no mês de abril.

Foto destaque: Reprodução/KNS/AFP 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile