Coreia do Sul detecta disparos de mísseis norte-coreanos no Mar do Japão

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

Dois dias depois do líder da Coreia do Norte anunciar teste bem-sucedido de motor de combustível sólido para novo sistema de armas, os militares de Seul, capital da Coreia do Sul, anunciaram que os vizinhos dispararam dois mísseis balísticos no Mar do Japão neste domingo (18).

Informações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, grupo de chefes das forças armadas do país, indicam que os arremessos foram feitos da área de Tongchang-ri, na província de Pyongan do Norte.

As informações dos sul-coreanos indicam que os disparos foram às 11h13 do fuso horário local, e às 02h13 no horário de Brasília. Os mísseis chegaram ao Mar do Japão, também conhecido como Mar do Leste, às 12h05. No Brasil, eram 03h05 quando o armamento caiu em território japonês. De acordo com o Ministério da Defesa do Japão, os mísseis voaram aproximadamente 500 km e atingiram altitude máxima de cerca de 550 km.


Kim Jong Un colocou preferência estratégica na ampliação de motores de combustível sólido para mísseis mais evoluídos. Foto/Reprodução/KCNA/Reuters


A tensão na península coreana aumentou este ano, após Pyongyang realizar uma blitz precoce de testes de armas, incluindo o seu míssil balístico intercontinental mais avançado no último mês. No disparo da última sexta-feira (16), a mídia estatal descreveu o lançamento como “um teste importante para o desenvolvimento de outro tipo de sistema de armas estratégicas”.

Apesar das sanções internacionais sobre os programas de armas da Coreia do Norte, Pyongyang construiu mesmo assim um arsenal de mísseis balísticos intercontinentais, todos eles são movidos a combustível líquido, até onde se sabe. Porém, Kim Jong Un colocou preferência estratégica na ampliação de motores de combustível sólido para mísseis mais evoluídos.

Kim disse que espera que o país tenha a força nuclear mais vigorosa do mundo, e disse ainda que o território norte-coreano está em um estado nuclear “irreversível”. No último ano, a lista de vontades que ele revelou em 2021 incluía mísseis balísticos intercontinentais de combustível sólido, que poderiam ser lançados de terra ou de água.

Foto destaque: Os arremessos foram feitos da área de Tongchang-ri, na província de Pyongan do Norte. Reprodução/Heo Ran/Reuters

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile