INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Corte de Justiça da ONU determina: Rússia deve suspender as operações na Ucrânia

Nessa quarta-feira (16) a Corte Internacional de Justiça (CIJ), com sede em Haian, ordenou que a Rússia interrompa as operações militates na Ucrânia de imediato. E além disso, o tribunal das Nações Unidas também ordenou que os dois países evitem quaisquer ações que possam agravar ou estender o conflito.

Há duas semanas, a Ucrânia apresentou uma ação à CIJ argumentando que a Rússia teria invadido de forma ilegal sob falsas alegações de que autoridades ucranianas estavam cometendo um genocídio nas regiões de Luhansk e Donestk. No dia 7, a Rússia enviou uma carta ao tribunal, solicitando que o caso fosse arquivado por falta de jurisdição, mas o pedido foi negado.


 

Protestos contra a guerra entre Rússia e Ucrânia. (Reprodução/Pexels)


De acordo com a juíza norte-americana Joan E. Donoghue, presidente da CIJ, em uma decisão divulgada nesta quarta, o CIJ exige que a Rússia suspenda “imediatamente as operações militares especiais iniciadas em 24 de fevereiro”, data do começo da invasão. Ainda afirma: “A Ucrânia tem o direito plausível de não estar sujeita a operações militares da Federação Russa com o objetivo de prevenir e punir suposto genocídio no território da Ucrânia”, afirmou Donoghue.

Volodymyr Zelensky, presinte da Ucrânia, comemorou a notícia em uma mensagem postada no Twitter e chamou a decisão de “vitória”. Ainda afirma: “A ordem é obrigatória sob o direito internacional. A Rússia deve cumprir imediatamente. Ignorá-la isolará ainda mais a Rússia”.

Em contrapartida, ainda que seja de cumprimento obrigatório sob o direito internacional, a CIJ não possui os meios necessários para fazer com que a Rússia respeite a determinação.

 Desde o inicio da guerra, a Rússia já avançou sobre parcelas significativas da Ucrânia: no nordeste, leste e sudeste da Ucrânia. Mas a maior parte do país segue sob domínio da Ucrânia, inclusive, a capital kiev. De certa forma, os russos seguem enfrentando resistência ndos ucranianos na capital Kiev.

Ainda, especialistas militares de países como o Reino Unido afirmam que a invasão russa “estagnou em todas as frentes”. Infelizmente, as consequências da guerra serão muitos mesmo se ela terminar neste momento, assim, quanto mais se estender mais consequências negativas trará para ambos os países e também para o mundo inteiro.

Foto destaque: Homem na guerra entre Rússia e Ucrânia. Reprodução/Pexels.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...