Covid-19: Novos casos em Xangai tornam a cidade um palco do medo

Maria Júlia Freitas Por Maria Júlia Freitas
3 min de leitura

Após um novo surto de Covid-19 se instalar na cidade de Xangai, na China, criou-se uma divisão entre os moradores do local. O governo havia realizado uma estratégia nomeada de Covid zero mas, com o retorno de novos casos, as medidas adotadas estão sendo duvidadas pelos chineses. 

Jovens e idosos, moradores e visitantes, pessoas que contraíram ou não o vírus, acabaram ficando em lados opostos depois dos novos positivos na região. Desde o último domingo (17) foram confirmadas 10 mortes decorrentes da doença.  

A cidade que possui 25 milhões de habitantes atualmente, com a maioria vivendo em apartamentos, criaram laços comunitários com o intuito de ajudar uns aos outros durante o surto. Compras em grupo e criação de estações para compartilhamento de alimentos foram algumas ações tomadas pelos próprios moradores. 

Desde a comprovação do primeiro caso na cidade, em 2019, um grupo on-line foi criado para o compartilhamento de informações entre todos sobre casos positivos e negativos da doença. O WeChat foi uma maneira que as autoridades encontraram para “se familiarizarem” com o vírus no período de pandemia que, até então, não era imaginável o tempo que duraria.


População usando máscara em local público (Foto: Reprodução/Peru21)


Na última semana, uma cidadã americana foi informada que seria encaminhada ao centro de quarentena após os resultados de um teste misto terem dado positivo, incluindo o dela.  Além dela, três outras mulheres que se encontravam no lote também foram encaminhadas, embora os testes individuais permanecerem dando negativo. 

Os moradores mais velhos de Xangai, mais vulneráveis à doença da Covid-19, estão solicitando expulsões imediata de moradores dos complexos de prédios, que estão tendo resultados positivos nos testes do vírus.  

Outra moradora estrangeira não foi encaminhada ao centro de quarentena após testar positivo, tendo que ficar confinada em seu apartamento. Com isso, houve uma grande revolta por parte dos moradores, que pediram a expulsão dela do prédio, além de ter sido insultada como “lixo estrangeiro”. 

Algumas pessoas foram impedidas de entrar em suas residências e foram obrigadas a permanecerem instaladas em hotéis após a liberação da quarentena, o que viola as diretrizes estaduais. 

 

Foto destaque: Reprodução/Yahoo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile