Na tarde de ontem (22), uma criança de 3 anos encontrou a arma do pai e deu um tiro no irmão gêmeo acidentalmente. O fato ocorreu na Zona Norte de Macapá e segundo as autoridades policiais, o pai é colecionador de armamentos.
O irmão baleado foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Novo Horizonte, unidade em que a vítima foi levada por familiares. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital de Emergência (HE), onde recebeu atendimento médico até a última atualização desta reportagem e não há informações sobre o estado de saúde.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o pai das crianças guardava a arma do crime em um cofre, junto a outra de uma coleção. Na tarde de ontem, ele tirou a pistola para ir ao clube de tiro e esse foi o momento em que um dos filhos entrou na sala, encontrou a pistola e acabou atingindo o irmão acidentalmente.
O pai dos gêmeos foi levado para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), do bairro Pacoval.
Vale ressaltar que segundo a Portaria nº 51 (2015) do Comando de Logística do Exército, em seu artigo 3º, “O Certificado de Registro (conhecido como CR) é o documento comprobatório do ato administrativo que efetiva o registro da pessoa física ou jurídica no Exército para autorização do exercício de atividades com PCE (Produtos Controlados pelo Exército)”.
Armas de fogo (Foto: Reprodução/Adobe Stock)
O CR é o documento comprobatório que o indivíduo está autorizado a desempenhar a atividade de Atirador Desportivo, Caçador ou Colecionador, ou CAC, que é a sigla utilizada para os Atiradores que contemplam todas essas atividades em seu Certificado de Registro. Para a autorização deste documento, há exigência de vários critérios, como: identificação pessoal, idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica, segurança do acervo, entre outras informações complementares.
O site Clube Orion explica como funciona para colecionadores,situação em que o responsável dos irmãos gêmeos se encaixa: “O colecionador de armas é a pessoas jurídica ou física registrada no Exército com o propósito de adquirir, reunir e manter e conservar armas e munições, de valor histórico ou não, que apresente características que o tornem interessantes para a preservação do patrimônio histórico. Neste caso as armas não podem ser utilizadas para a prática de tiro, pois são consideradas como um patrimônio.”
Dessa maneira, as armas deveriam estar guardadas em segurança, como é exigido nos pré-requisitos para obter o CR.
Foto Destaque: Uma arma e munições. Reprodução/Adobe Stock