Crianças perdidas na selva colombiana estão vivas, segundo autoridades

3 min de leitura

Autoridades colombianas consideram que as crianças perdidas na floresta Amazônia da Colômbia há quase um mês estão vivas, afirmou o militar responsável pela operação de buscas, nesta segunda-feira (29).

As crianças de 13,9 e 4 anos, além do bebê de 11 meses, viajavam juntos de sua mãe e outros dois adultos em um avião que caiu em primeiro de maio em uma floresta. Os corpos dos três adultos foram encontrados na aeronave, mas os dos menores não. Os socorristas encontraram seus pertences, um abrigo improvisado e uma fruta mordida nos arredores. 

“Concluímos que as crianças estão vivas pelas evidências. Se estivessem mortos, certamente seria fácil de encontrá-los, porque estariam quietos, porque os animais nos orientariam para lá”, disse à W Radio o general Pedro Sánchez. O General comanda quase 200 homens na busca, entre eles, estão indígenas e militares. 


Mapa das buscas pelas crianças desaparecidas na Colômbia. (Reprodução)


Na quarta-feira (24), duas fraldas e um par de tênis foram encontrados por um grupo de buscas: “Encontramos indícios e corroboramos com o GPS, quando encontramos as duas fraldas, uma delas usada, que passamos a cerca de 100 metros deles”, disse Sánchez. 

“Em um determinado momento, tivemos 92 indígenas trabalhando sob nosso comando, e 73 permanecem, devido às condições do terreno, mas essa combinação nos permitiu dobrar as atenções na região, e também trocar conhecimento sobre o complexo e o misterioso, como alguns chamam, da nossa selva“, acrescentou o militar 

Os militares também usam uma mensagem de voz gravada pela avó das crianças em sua língua materna e em espanhol:Filha, obrigado por ficar quieta, pare, ouça o microfone. Filha, fique aí, para que eles (os soldados) encontrem vocês”. De acordo com os parentes dos menores, a irmã mais velha tem grande experiência em andar pela selva. 

Enquanto as buscas continuam, comunidades originárias “conversam com a selva” e pedem para que ‘ela’ fale para encontrar as crianças. A avó delas, Fidencio Valencia, que é fiel as crenças dos povos amazônicos disse à AFP que alguma força misteriosa impediu o resgate. 

Foto Destaque: Aeronave em que as crianças viajavam. (Reprodução)

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile