INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Crime de stalking, praticado contra Rodrigo Maia, Ciro Gomes e Gilberto Gil, pode levar a até dois anos de cadeia

Se os ataques praticados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) a personalidades como Rodrigo Maia, Ciro Gomes e Gilberto Gil forem classificados como crime de stalking, os autores poderão sofrer punições que vão a até dois anos de cadeia.

A lei foi sancionada por Bolsonaro em 2021 e o Código Penal prevê que condenações mais severas para o ato. Com o término das eleições, casos de bolsonaristas hostilizando e insultando pessoas em lugares públicos se tornaram recorrentes. 

O crime de stalking é definido como “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.”, no Código Penal. Com pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa, a conduta também pode ocorrer na internet, havendo a possibilidade de exposição da vítima nas redes sociais, caracterizando o cyberstalking.

A pena, de acordo com a nova norma, pode ter a pena aumentada em 50% caso praticado contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Também se tiver a participação de duas ou mais pessoas e caso ocorra o uso de armas.

Rodrigo Maia (PSDB-RJ), no dia 20 de novembro, foi alvo de hostilização por um casal de bolsonaristas em hotel na Praia do Forte. O deputado federal e ex-presidente da Câmara pediu à Polícia Civil da Bahia, neste domingo (27), que investigue os atacantes por stalking.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Rodrigo Maia é hostilizado em resort na Bahia <a href=”https://t.co/QDZftL77Sj”>pic.twitter.com/QDZftL77Sj</a></p>&mdash; BNews (@bnews_oficial) <a href=”https://twitter.com/bnews_oficial/status/1594337953571999745?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 20, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Rodrigo Maia é hostilizado em hotel na Bahia (Imagem: Reprodução/Twitter)


O ex-candidato a presidência em 2022, Ciro Gomes (PDT), foi vítima de um ataque, no aeroporto de Miami, por uma apoiadora de Bolsonaro que o chamou de “traidor” por apoiar Lula no segundo turno das eleições presidenciais.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Ciro Gomes foi constrangido por eleitora brasileira ao chegar em Miami, no fim de semana. <a href=”https://t.co/tcKZ8hKMKJ”>pic.twitter.com/tcKZ8hKMKJ</a></p>&mdash; O Antagonista (@o_antagonista) <a href=”https://twitter.com/o_antagonista/status/1597214823225368578?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 28, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Ciro Gomes é hostilizado em aeroporto de Miami (Imagem: Reprodução/Twitter)


O cantor e compositor Gilberto Gil foi hostilizado por torcedores brasileiros bolsonaristas no Catar. Os atacantes citam a “Lei Rouanet” e o atual presidente, além de xingarem a vítima, no domingo (27).


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Gilberto Gil é cercado por bolsonarista no Catar.<br><br>Vale lembrar que Gil tem 80 anos de idade. <br>É muita indelicadeza. Desnecessário.<a href=”https://twitter.com/hashtag/respeito?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#respeito</a> <a href=”https://t.co/wnYyWZ37HH”>pic.twitter.com/wnYyWZ37HH</a></p>&mdash; Joice Hasselmann (@joicehasselmann) <a href=”https://twitter.com/joicehasselmann/status/1596688008102973440?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 27, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Gilberto Gil é hostilizado por torcedores do Brasil no Catar (Imagem: Reprodução/Twitter)


As mudanças na legislação foram propostas em um projeto de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF). Antes, a prática era enquadrada como crime de perturbação da tranquilidade alheia, que previa punições brandas, sendo de 15 dias a dois meses de prisão e multa.

 

Foto destaque: Rodrigo Maia e advogada Vanessa Canado sendo hostilizados em hotel (Foto: Reprodução/Twitter)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...